‘Atendimento Educacional Especializado’ em ‘Tempos-Espaços Sombrios’: A Importância de Janusz Korczak (1878–1942) na História e Psicologia da Educação e na Produção de Cuidados Junto a Discentes com Altas Habilidades.

Resumo: A produção científica, literária e artística de e sobre Janusz Korczak (que é educador especial, social, infantil; psicólogo; psicopedagogo; pedagogo – dentre outros ofícios de disciplinas específicas que procuram em outras seus complementos - 1878–1942) tem me interessado de modo profundo, tendo sido tema focal de um curso de pós-graduação em Educação Infantil que realizei com muito empenho e rigor científico, filosófico e artístico – além da paixão que me comoveu e me comove. Esse tema tem sido abordado nas minhas disciplinas de mestrado e de doutorado, quais sejam Psicologia Educacional e Processos Afetivos e Aprendizagem, destacando a aprendizagem e a afetividade nesse autor de tendência fenomenológica e ao mesmo tempo libertária, trazendo à lume sua importância na contemporaneidade, que denomino de um tempo-espaço sombrio, marcado que é por novas perspectivas de ser (sendo) humano [sujeito inventado nas relações sociais], crises econômicas marcantes, e que ao mesmo tempo mostram movimentos sociais [e ações de oposição em geral] que desejam modificar a escolar tornando-a uma instituição sentida inclusiva – mais cidadã. Os “atendimentos educacionais especializados” aos alunos com Altas Habilidades, devem acontecer [como um acontecimento] preferencialmente na sala de aula regular, mas há casos excepcionais, que acontecem também [junto com a escolaridade e escola] em espécies diversas de salas de recursos [como os consultórios de Psicopedagogia] – em ambos os casos pautados pelo Cuidado – processos transitórios [sempre para as salas regulares inclusivas]. Tais atendimentos podem ser incrementados por uma postura política mais ativa de ensino-aprendizagem onde o ser (sendo) cidadão comova os sucessos acadêmicos. Quando o discente e professor se desvelam cidadãos [no mundo] o ensino e o aprender escolares aparecem numa fruição e entrega maior. Esse é um modo de amar uma pessoa dentro e fora da escola.

Data de início: 16/07/2010
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador HIRAN PINEL
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910