Crianças com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na educação básica: inclusão, atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas.
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo a ser desenvolvido em dois momentos. No primeiro momento desenvolveremos um estudo exploratório buscando identificar crianças com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento causados por síndromes (Rett, Willians, Noonan, Tourette, dentre outras) matriculadas em salas comuns da educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental dos municípios da Grande Vitória ou do interior do estado do Espírito Santo, dependendo da incidência. Na segunda fase da pesquisa desenvolveremos estudos de caso do tipo etnográfico nos contextos das salas de aula onde esses alunos estão matriculados. A segunda fase do estudo centrará sua atenção nos processos inclusivos, no atendimento educacional especializado e nas práticas pedagógicas docentes para esses alunos, com vistas ao aprimoramento da prática pedagógica cotidiana com vistas à inclusão total desses sujeitos.
Data de início: 30/07/2012
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | SANANDREIA TOREZANI PERINNI |
Aluno Doutorado | MARLINDA GOMES FERRARI |
Aluno Doutorado | DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO |
Aluno Doutorado | VANESSA PITA BARREIRA BURGOS MANGA |
Aluno Mestrado | MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAUJO |