Centro de Referência e Memória em EJA: Por uma Política integrada de Educação de jovens e adultos, Educação Popular e Educação Profissional

Resumo: A partir de um recorte do contexto das políticas educacionais do início do século XXI (2000-2012), esta proposta de pesquisa busca situar as memórias produzidas pelas políticas que se voltaram para o campo da educação de jovens e adultos (EJA) em especial no Estado do Espírito Santo e que, por indução do estado brasileiro, foram desencadeadas em resposta às reivindicações de movimentos sociais organizados da sociedade civil, na cidade e no campo. Na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) essas políticas, marcadamente efetivadas pelos Programas Pronera, Alfabetização é um direito, Projovem Original e Urbano, Projovem Campo Saberes da Terra e Proeja foram desenvolvidas sob a responsabilidade do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação. Para tal, foram necessárias as parcerias com os movimentos sociais do campo e da cidade, bem como com o Programa de Pós Graduação em Educação.
Os acervos produzidos no percurso desses programas demandam ser retomados nas memórias de suas práticas e contextos. Ao buscarem responder aos desafios da oferta de EJA atenta à diversidade dos seus sujeitos, essas políticas operam com uma concepção ampliada de EJA que a considera como parte integrante da educação básica e por consequência como uma oferta que abrange desde a alfabetização pelo Pronera até a EJA integrada à educação profissional no ensino médio-Proeja. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)/IBGE2009, destaca 57,7 milhões de brasileiros com mais de 18 anos que não frequentam a escola e não têm o ensino fundamental completo. Esta realidade traz a necessidade de investigar as relações entre esses programas e suas contribuições para a formação dos jovens e adultos trabalhadores. Os dados ressaltam a relevância desta proposta para a construção de um Centro de Referência e Memória em EJA, e o fortalecimento e visibilidade deste campo em construção. A metodologia a ser utilizada privilegia a análise documental uma vez que o objeto de estudo requer o tratamento e o resgate do percurso dos programas em foco que enunciam que as questões que desafiam a EJA, não podem ser tratadas como residuais. Urge que sejam entendidas como basilares para referenciar uma política de educação de jovens e adultos que deixando para trás seu estigma de política compensatória, possa se afirmar como direito de cidadania.

Data de início: 15/10/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado TATIANA DE SANTANA VIEIRA
Aluno Doutorado EDNA GRAÇA SCOPEL
Aluno Mestrado ROSILENE GONÇALVES DA SILVA
Coordenador EDNA CASTRO DE OLIVEIRA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910