Cinema, fantasia e formação da memória na sociedade brasileira contemporânea
Resumo: Está pesquisa, de caráter eminentemente teórico, dá continuidade aos esforços do coordenador que nas últimas décadas tem se dedicado a investigar a formação da esfera pública, e as subjetividades que nela atuam, a partir da "instituição cinema", em especial a partir do conceito de "elaboração do passado", "experiência e vivência" e "negação determinada". Em um primeiro momento o objeto foi o "Novo Cinema Alemão" e os esforços da geração da década de 1960 para produzir um cinema a contrapelo da estética do mainstream. Este movimento cinematográfico influenciou inclusive cineastas no Brasil, como foi o caso de Glauber Rocha. Em uma segunda pesquisa, também como foco no conceito de "elaboração do passado" e "memória", buscou-se evidenciar a importância do "cinema de ruínas" no processo de desnazificação da Alemanha. Nesta etapa, a partir de uma pesquisa teórica com aporte empírico em material fílmico, o objetivo é responder de que forma o cinema, no Brasil, em particular, e na América Latina, em particular, participa da produção da fantasia e da memória - individual e coletiva - no âmbito da sociedade do espetáculo, dominada pela indústria cultural. A partir de uma revisão de literatura sobre a temática busca-se evidenciar os principais trabalhos que têm analisado essa questão e a forma como o conceito de fantasia e memória são abordados pelo@s pesquisadore@s. A pesquisa pretende atualizar a discussão sobre a relação entre cinema e formação humana na sociedade contemporânea. O aporte teórico e metodológico será a Teoria Crítica da Sociedade, em particular as contribuições de Adorno, Benjamin, Sigfried Kracauer, Oskar Negt, Alexander Kluge, Cristoph Türcke e Slavoj Zizek.
Data de início: 10/04/2015
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | ROBSON LOUREIRO |