Implementação da Reforma do Ensino Médio no Espírito Santo

Resumo: A atual reforma do ensino médio (Lei 13. 415/2017) e suas repercussões na realidade do Espírito Santo, tema deste estudo, coloca-se no discurso do governo federal como política que visaria implementar uma reestruturação e atualização do currículo prescrito do ensino médio. Tal política institucionalizada num contexto de ruptura democrática (golpe jurídico-midiático-parlamentar) e de crise do capital, apesar de sinalizar no sentido de ampliar o tempo de ensino de parcial para integral, enseja uma série de dificuldades para sua implementação na medida em que assume um viés privatista e precarizante do direito à educação. Para compreender essa temática, propomos analisar as repercussões gerais (no currículo, no trabalho e formação docente, no fluxo escolar, no financiamento e no desempenho escolar-ENEM) da reforma do ensino médio no estado do Espírito Santo com foco nas redes de ensino pública (rede estadual e federal) e privada (sistema S). As mudanças legais já incorporadas na LDB 9394/96 ainda precisam concluídos nos seus dispositivos normativos como as novas diretrizes nacionais para o ensino médio e a nova Base Nacional Curricular Comum. Aspectos estruturantes que dizem respeito ao financiamento ao ensino médio previsto no PNE como um todo bem como a propalada ampliação da jornada diária de ensino e a montagem da infraestrutura escolar adequada a implementação dos itinerários formativos nas escolas ainda se encontram em compasso de espera, vez que o contexto de restrição orçamentária geral, haja vista a emenda constitucional nº 95, colocou metas tímidas para implementação da presente reforma. Não obstante, essa política para o ensino médio tem no âmbito local a partir da política estadual por meio do denominado programa “Escola Viva” bem como pela iniciativa do sistema S (Sesi-Senai) uma nova configuração curricular que vem antecipando no estado do Espírito Santo a atual reforma, o que precisa ser pesquisado em detalhe discutido criticamente.

Data de início: 01/08/2018
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado SAMANTHA RODRIGUES DE OLIVEIRA VERÇOZA COSTA
Aluno Mestrado FERNANDO DE OLIVEIRA LEAL
Aluno Mestrado RENAN DOS SANTOS SPERANDIO
Aluno Mestrado SANDRA RENATA MUNIZ MONTEIRO
Aluno Mestrado MARCOS LENGRUB DA SILVA

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