Dissertações defendidas

Aluno Título Data de defesaordem decrescente
MARCIA ALMEIDA MACHADO A LINGUAGEM MEDIANDO A PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL INFANTIL E
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO.
24/03/2003
ROBERTA D'ANGELA MENDUNI BORTOLOTI EMOÇÕES QUE EMERGEM DA PRÁTICA AVALIATIVA EM MATEMÁTICA 21/07/2003
ARILDO CASTELLUBER OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE E OS PROFESSORES EGRESSOS DO IMPA 11/11/2003
LIZETE BRANDÃO RAMOS Rede de relações: tessitura do cotidiano de um Curso de Pedagogia. 29/07/2004
SUMAIA APARECIDA CURY VAZQUEZ Construção da representações Matemáticas por alunos de séries iniciais em idiomas diferenciados. 18/08/2004
JULIANA MENDES CURTINHA As relações afetivas na escola: uma construção necessária para o processo de ensino-aprendizagem. 21/12/2004
ELIANA BRAVIM TEIXEIRA NEVES RECURSOS DIDÁTICOS: MEDIADORES SEMIOTIZANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 05/12/2005
ELIESÉR TORETTA ZEN Pedagogia da Terra A Formação do Professor Sem Terra 20/03/2006
SANDRA KRETLI DA SILVA Os caminhos da produção cultural inserida nas práticas pedagógicas do/no cotidiano de professores(as) e alunos(as) 20/03/2006
ALDAIRES SOUTO FRANÇA UMA EDUCAÇÃO IMPERFEITA PARA UMA LIBERDADE IMPERFEITA: ESCRAVIDÃO E EDUCAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO (1869-1889) 27/04/2006
MARIA JOSÉ CORRÊA DE SOUZA NOS (EN)CANTOS DA EJA: A DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NA FORMAÇÃO DO LEITOR VISUAL 18/05/2006
SAMMY WILLIAM LOPES O SUJEITO DO DISCURSO MENOR DA EDUCAÇÃO: “OS POSSÍVEIS” NAS EXPERIMENTAÇÕES ESCOLARES 25/05/2006
VANUSA PEREIRA DOS SANTOS A prática pedagógica da escola especial e da escola comum em tempos de inclusão social. 31/05/2006
MARCILENE FORECHI JORNALISMO E EDUCAÇÃO: DA INVENÇÃO DA REALIDADE À FORMAÇÃO DE JOVENS. 06/07/2006
MARISTELA GATTI PIFFER O TRABALHO COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 20/11/2006
ADRIANO BOM JESUS Formação continuada de professores e ensino-aprendizagem de História: contribuições em pedra e cal 27/11/2006
MARIA NAZARETH BIS PIROLA TELEVISÃO, CRIANÇA E EDUCAÇÃO: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DE DESENHOS ANIMADOS. 01/12/2006
MADALENA MARIA BARBOSA O SENTIMENTO É DOR, O RISO É FELICIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SENDOISSOAÍMESMOCUIDADO: O (des)velarse “discentesdocentepesquisadora” em uma sala de aula de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória (ES). 01/12/2006
DILZA CÔCO PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO 05/12/2006
VASTI GONÇALVES DE PAULA CORREIA PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PROSPECTIVO E MULTIRREFERENCIAL SOBRE OS SABERES-FAZERES DE UM GRUPO DE EDUCADORES. 06/12/2006
TEREZINHA DA PENHA DE JESUS MANOLA O DESENVOLVIMENTO DA NARRATIVA NA CRIANÇA PEQUENA. 08/12/2006
EDSON MACIEL JUNIOR O QUE É E COMO É SER SENDO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES O SUJEITO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL CONSTITUÍDO E/OU INVENTADO NA/DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 08/12/2006
DANIELLE PIONTKOVSKY GIRELLI “O DIREITO AO GRITO”: OS MÚLTIPLOS ESPAÇOSTEMPOS DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR E AS MARCAS DOS ALUNOS MIGRANTES NOS/DOS CURRÍCULOS REALIZADOS. 11/12/2006
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA UNIDADES MICROLINGÜÍSTICAS, RELAÇÕES ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E GÊNEROS TEXTUAIS: POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 11/12/2006
ARTHUR SÉRGIO RANGEL VIANA O FUNDEF NO ESPÍRITO SANTO: ALGUNS PROCESSOS INSTITUÍDOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA 15/12/2006
ANA BRAGA DE LACERDA VIDA À VOLTA DO PARQUE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELOS CAMINHOS DA ÉTICA COMPLEXA E DA TRANSDISCIPLINARIDADE 19/12/2006
MARIA ADALGIZA PEREIRA PINHEIRO Línguas e Cultura no Brasil: uma perspectiva a partir do Centro de Línguas da UFES 21/12/2006
DULCIMAR PEREIRA Os espaçotempos da alegria na escola como movimentos instituintes no cotidiano escolar: a prática de professores e alunos no entrelaçamento entre razão e emoção. 21/12/2006
SÔNIA APARECIDA ALVARENGA VIEIRA Inclusão escolar entre rupturas e continuidades: desvelando contradições e novos movimentos 27/02/2007
PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE O Processo Catártico no Ensino da Arte: Um parceria entre escola e espaço expositivo 02/03/2007

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910