Dissertações defendidas
Aluno | Título | Data de defesa |
---|---|---|
MARCIA ALMEIDA MACHADO | A LINGUAGEM MEDIANDO A PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO. |
24/03/2003 |
ROBERTA D'ANGELA MENDUNI BORTOLOTI | EMOÇÕES QUE EMERGEM DA PRÁTICA AVALIATIVA EM MATEMÁTICA | 21/07/2003 |
ARILDO CASTELLUBER | OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE E OS PROFESSORES EGRESSOS DO IMPA | 11/11/2003 |
LIZETE BRANDÃO RAMOS | Rede de relações: tessitura do cotidiano de um Curso de Pedagogia. | 29/07/2004 |
SUMAIA APARECIDA CURY VAZQUEZ | Construção da representações Matemáticas por alunos de séries iniciais em idiomas diferenciados. | 18/08/2004 |
JULIANA MENDES CURTINHA | As relações afetivas na escola: uma construção necessária para o processo de ensino-aprendizagem. | 21/12/2004 |
ELIANA BRAVIM TEIXEIRA NEVES | RECURSOS DIDÁTICOS: MEDIADORES SEMIOTIZANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | 05/12/2005 |
SANDRA KRETLI DA SILVA | Os caminhos da produção cultural inserida nas práticas pedagógicas do/no cotidiano de professores(as) e alunos(as) | 20/03/2006 |
ELIESÉR TORETTA ZEN | Pedagogia da Terra A Formação do Professor Sem Terra | 20/03/2006 |
ALDAIRES SOUTO FRANÇA | UMA EDUCAÇÃO IMPERFEITA PARA UMA LIBERDADE IMPERFEITA: ESCRAVIDÃO E EDUCAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO (1869-1889) | 27/04/2006 |
MARIA JOSÉ CORRÊA DE SOUZA | NOS (EN)CANTOS DA EJA: A DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NA FORMAÇÃO DO LEITOR VISUAL | 18/05/2006 |
SAMMY WILLIAM LOPES | O SUJEITO DO DISCURSO MENOR DA EDUCAÇÃO: OS POSSÍVEIS NAS EXPERIMENTAÇÕES ESCOLARES | 25/05/2006 |
VANUSA PEREIRA DOS SANTOS | A prática pedagógica da escola especial e da escola comum em tempos de inclusão social. | 31/05/2006 |
MARCILENE FORECHI | JORNALISMO E EDUCAÇÃO: DA INVENÇÃO DA REALIDADE À FORMAÇÃO DE JOVENS. | 06/07/2006 |
MARISTELA GATTI PIFFER | O TRABALHO COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. | 20/11/2006 |
ADRIANO BOM JESUS | Formação continuada de professores e ensino-aprendizagem de História: contribuições em pedra e cal | 27/11/2006 |
MARIA NAZARETH BIS PIROLA | TELEVISÃO, CRIANÇA E EDUCAÇÃO: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DE DESENHOS ANIMADOS. | 01/12/2006 |
MADALENA MARIA BARBOSA | O SENTIMENTO É DOR, O RISO É FELICIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SENDOISSOAÍMESMOCUIDADO: O (des)velarse discentesdocentepesquisadora em uma sala de aula de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória (ES). | 01/12/2006 |
DILZA CÔCO | PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO | 05/12/2006 |
VASTI GONÇALVES DE PAULA CORREIA | PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PROSPECTIVO E MULTIRREFERENCIAL SOBRE OS SABERES-FAZERES DE UM GRUPO DE EDUCADORES. | 06/12/2006 |
TEREZINHA DA PENHA DE JESUS MANOLA | O DESENVOLVIMENTO DA NARRATIVA NA CRIANÇA PEQUENA. | 08/12/2006 |
EDSON MACIEL JUNIOR | O QUE É E COMO É SER SENDO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES O SUJEITO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL CONSTITUÍDO E/OU INVENTADO NA/DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. | 08/12/2006 |
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA | UNIDADES MICROLINGÜÍSTICAS, RELAÇÕES ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E GÊNEROS TEXTUAIS: POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. | 11/12/2006 |
DANIELLE PIONTKOVSKY GIRELLI | O DIREITO AO GRITO: OS MÚLTIPLOS ESPAÇOSTEMPOS DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR E AS MARCAS DOS ALUNOS MIGRANTES NOS/DOS CURRÍCULOS REALIZADOS. | 11/12/2006 |
ARTHUR SÉRGIO RANGEL VIANA | O FUNDEF NO ESPÍRITO SANTO: ALGUNS PROCESSOS INSTITUÍDOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA | 15/12/2006 |
ANA BRAGA DE LACERDA | VIDA À VOLTA DO PARQUE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELOS CAMINHOS DA ÉTICA COMPLEXA E DA TRANSDISCIPLINARIDADE | 19/12/2006 |
MARIA ADALGIZA PEREIRA PINHEIRO | Línguas e Cultura no Brasil: uma perspectiva a partir do Centro de Línguas da UFES | 21/12/2006 |
DULCIMAR PEREIRA | Os espaçotempos da alegria na escola como movimentos instituintes no cotidiano escolar: a prática de professores e alunos no entrelaçamento entre razão e emoção. | 21/12/2006 |
SÔNIA APARECIDA ALVARENGA VIEIRA | Inclusão escolar entre rupturas e continuidades: desvelando contradições e novos movimentos | 27/02/2007 |
PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE | O Processo Catártico no Ensino da Arte: Um parceria entre escola e espaço expositivo | 02/03/2007 |