ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: A ARTICULAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O DA SALA DE AULA COMUM

Nome: MARIANA KAROLINE DIAS COELHO ESTEVAM
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador
JAIR RONCHI FILHO Examinador Interno
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno
RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES Examinador Externo

Resumo: Com o objetivo de discutir sobre a articulação do trabalho do pedagogo com professores do ensino médio e do atendimento educacional especializado, a dissertação teve por base a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual em uma escola da rede pública estadual do município de Barra de São Francisco/ES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram os professores efetivos e aqueles em caráter de designação temporária da sala de aula regular e do atendimento educacional especializado. Como instrumentos de produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e grupo focal. O referencial teórico consiste nas discussões de Paulo Freire sobre o conceito de dialogicidade. Por meio do diálogo com os professores, foi possível conhecer a realidade e o contexto da escola e os desafios apresentados no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual matriculados no ensino médio. A pesquisa ilustra que significativo número de professores se interessa, participa e propõe práticas de mudanças que atendam e efetivamente incluam esses estudantes. Alguns professores reconhecem qual é o seu papel, mas sinalizam dificuldades em desempenhá-lo, alegando que ainda necessitam de auxílio para trabalhar com um grupo tão diverso, além de orientação e apoio no que diz respeito aos planejamentos e à elaboração de avaliações, em diferentes linguagens e tempos para atender a todos. Nesse sentido, foi construído o produto final, materializado em uma formação em serviço, que oportunizou aos participantes compartilharem suas dúvidas e demandas do cotidiano, concernentes aos alunos com deficiência intelectual, e elaborarem, junto ao próprio grupo de professores, estratégias que oportunizassem a construção de conhecimento e a garantia de um ensino de qualidade a esses estudantes.

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