SABERES EXPERIENCIAIS DOCENTES E SUAS POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA

Nome: MARIANA DONATELI GATTI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Orientador
MARIANA POZZATTI Examinador Externo
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Examinador Externo
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os contextos escolares influenciam a construção dos saberes experienciais docentes de professores de Ciências/Biologia. Para isso, nos baseamos, principalmente, nas ideias de Tardif sobre saberes docentes e nos estudos de Wersth sobre a ação mediada, considerando que os saberes experienciais são construídos
na tensão irredutível entre os agentes e as ferramentas culturais por eles empregadas. Dessa forma, nossa metodologia teve uma abordagem qualitativa. Optamos por produzir os dados por meio de narrativas de um grupo focal em que os professores discutiram aspectos relacionados ao planejamento na escola, à prática em sala de aula e à avaliação do trabalho
docente. A análise dos dados foi feita tendo como unidade a ação mediada, sendo assim, focamos nas relações estabelecidas entre os sujeitos e os meios mediacionais que eles utilizam para realizarem suas ações. Os resultados revelam que os contextos escolares interferem na construção dos saberes experienciais docentes em diversos aspectos. A organização institucional pode influenciar no momento de troca de experiências entre os pares, o que
reflete no planejamento de trabalhos interdisciplinares e nas possibilidades de reflexões compartilhadas. Os recursos presentes nas escolas interferem no desenvolvimento da prática docente na medida em que possibilitam/limitam o saber-fazer dos professores. Outro aspecto que nos chamou atenção foi que, mesmo com muitos recursos disponíveis em algumas escolas, geralmente nas instituições privadas, a escolha ou não de utilizá-los na prática pode
ficar vinculada às opiniões dos outros sujeitos que interagem com os professores, como, por exemplo, os próprios alunos e seus familiares. Nesse contexto, vimos que, ainda que domine certa ferramenta cultural, esta pode ou não ser apropriada pelo professor em virtude dessas relações interpessoais e dos discursos de poder e autoridade que determinados agentes escolares exercem nas instituições. Notamos que as avaliações externas que recaem nas
instituições públicas também exercem influência na prática docente, pois geram um campo de tensão entre a gestão e os professores para garantir melhores resultados e que, por sua vez, asseguram uma maior alocação de verba para a instituição. Além disso, a burocracia que incide sobre os professores quanto às tarefas e aos conteúdos curriculares toma grande parte
do tempo que os mesmos têm para planejar e pode enrijecer os planos de aula/ensino e, consequentemente, a prática em sala de aula. Apesar de termos identificado indícios de aspectos mais presentes em escolas privadas como, por exemplo, uma maior presença de recursos materiais e a forte influência dos familiares dos alunos na dinâmica escolar; e aspectos mais presentes em escolas públicas como, por exemplo, a precarização de recursos materiais e uma maior liberdade dos professores em fazer adaptações curriculares, não é
possível e nem foi nossa intenção categorizar essas instituições, tendo em vista a unicidade de cada contexto. Ainda assim, mesmo estando em contextos únicos de atuação profissional, e em diferentes momentos da carreira docente, nossos resultados indicam que os professores compartilham saberes experienciais. Sendo assim, desta pesquisa emergiram “Elementos para
uma proposta de formação de professores de Ciências/Biologia que considere os saberes experienciais docentes”, que constituiu-se como o produto deste trabalho. Dessa forma, concluímos que os saberes experienciais, que fazem parte do saber ensinar, precisam ser mobilizados e mais discutidos em programas de formação de professores de Ciências/Biologia, tendo em vista a possibilidade de contribuir tanto para o processo de ensino-aprendizagem quanto para a construção de uma profissionalidade docente.

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