PROCESSOS Educativos na Comunidade
jongueira de Anchieta: Práticas De enfrentamento ao Racismo na Educação De jovens e Adultos

Nome: FRANCISCO DE ASSIS XAVIER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AHYAS SISS Examinador Externo
AISSA AFONSO GUIMARÃES Examinador Externo
CLEYDE RODRIGUES AMORIM Examinador Interno
PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE Orientador

Resumo: A dissertação ora socializada é resultado de pesquisa realizada no âmbito do Programa
de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade
Federal do Espírito Santo (UFES) e objetiva descortinar os elementos constitutivos do
Patrimônio Cultural Imaterial na comunidade jongueira de Anchieta/ES e as possíveis
conexões com as práticas pedagógicas na rede de ensino daquele município. Para tal,
o estudo privilegiou a análise dos processos raciais na educação comunitária e das
narrativas dos envolvidos na pesquisa enquanto premissas básicas ao entendimento do
modo ao qual se efetiva a construção identitária do jongueiro pela via dos saberes
advindos de seus ancestrais, bem como a percepção dos docentes e discentes às
relações étnico-raciais no espaço escolar. A partir de pesquisa de campo em duas
unidades escolares e entrevistas com profissionais e discentes desses
estabelecimentos, bem como dos integrantes do Grupo de Jongo de São Benedito Sol e
Lua foi possível verificar o entrelaçamento das fronteiras estabelecidas entre o território
jongueiro e a comunidade escolar, retratado sob a perspectiva teórica de autores como
Santos (2005), Freire (2005; 2010), Bauman (2003), Munanga (2005), dentre outros.
Com a pesquisa realizada inferiu-se que as práticas culturais vivenciadas nas
comunidades devem ultrapassar os limites dos portões das unidades de ensino, a fim
de que os alunos se reconheçam nas atividades constantes do currículo que ali são
experimentadas e dessa empatia gerada durante essas experiências floresça uma
educação que se pretenda libertadora

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