ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE DECOMPOSITORES NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE UM GRUPO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome: JÉSSICA CREMONINI CAPRINI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/09/2019
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
GEIDE ROSA COELHO | Examinador Externo |
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA | Examinador Interno |
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA | Examinador Externo |
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a contribuição da Sequência de Ensino Investigativo sobre decompositores no alcance da Alfabetização Científica junto a um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Iconha ES. Baseando-se no Ensino de Ciências por Investigação como abordagem didática e na Alfabetização Científica, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa-intervenção. A produção de dados ocorreu a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). As análises se basearam nos eixos de Alfabetização Científica considerando as falas dos estudantes durante as interações e os registros no diário de bordo. A aplicação da SEI possibilitou a identificação de indicadores e Alfabetização Científica como: seriação, organização e classificação de informações, raciocínio logico e proporcional, levantamento de hipóteses, justificativa e explicação. No produto educacional apresentamos a SEI aos professores de ciências de modo a refletir sobre a prática docente e propusemos caminhos para que outros professores utilizem o Ensino de Ciências por Investigação na elaboração de sequências didáticas a fim de alcançar a Alfabetização Científica.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino por Investigação. Alfabetização Científica. Decompositores.