Formação Didático-pedagógica de Professores e a Docência no Ensino Superior

Nome: GEAN BREDA QUEIROS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/07/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ITAMAR MENDES DA SILVA Examinador Interno
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador
SELMA GARRIDO PIMENTA Examinador Externo

Resumo: Este estudo analisa que concepções professores que atuam em cursos superiores de bacharelados e licenciaturas possuem quanto a docência e o que pensam sobre questões relacionadas à sua formação didático-pedagógica. Especificamente, pesquisa as contribuições de estudos que tematizam reflexões sobre a formação de professores em docência no ensino superior; discute o papel da didática na formação docente no ensino superior e propõe dispositivo para planejar processos formativos considerando a ação e práticas formativas voltadas para esse nível de ensino. O referencial teórico fundamenta-se na discussão de estudos recentes sobre a Formação de Professores no Ensino Superior, Didática e o diálogo com a produção publicada nos principais eventos da área da educação sobre o tema. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, recorrendo a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionário de caracterização do participante e de entrevista semiestruturada com 12 docentes de uma instituição de ensino superior privada da região noroeste do estado do Espírito Santo. Utiliza a análise de conteúdo e a interpretação dos dados à luz dos referenciais teóricos assumidos na pesquisa. Os resultados indicam dificuldades por parte dos professores participantes com relação a sistematização de concepções e temas ligados às questões didático-pedagógicas em sua atividade docente. As discussões sobre o assunto destacam a relevância da implantação de projetos ou programas que favoreçam a formação didático-pedagógica de professores que estão no exercício da docência no ensino superior. Como principais conclusões, apreendemos que os investimentos em processos de desenvolvimento profissional docente, precisam ser fruto não apenas da organização pessoal destes, mas que há a necessidade da ação da instituição de ensino superior nesse contexto, organizando e ofertando desse modo, possibilidades de formação contínua, bem como oportunidades para que os professores ampliem e fortaleçam a sua formação didática e pedagógica.

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