Narrativas Sobre a Gênese e Primeiros Anos de um Laboratório de Aprendizagem na Universidade Federal do Espírito Santo: a Experiência do Laufes (1976-1991)
Nome: GUILHERME SANTOS NEVES NETO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/09/2020
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
JAIR RONCHI FILHO | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
GILSILENE PASSON PICORETI FRANSCISCHETTO | Examinador Externo |
JAIR RONCHI FILHO | Orientador |
RENATA DUARTE SIMOES | Examinador Interno |
SANDRA KRETLI DA SILVA | Examinador Interno |
Resumo: Trata-se de um estudo histórico acerca da criação e implementação do Laboratório de Aprendizagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Laufes), concebido inicialmente para atender a propostas pedagógicas tecnicistas centradas na autoaprendizagem do aluno, que teve seu curso entre os anos de 1976 e 1991. Problematiza-se o porquê da sua emergência, como se constituiu e como atuou esse laboratório naquela instituição de ensino superior. Objetiva-se, a partir da investigação do passado do Laufes, compreender o seu presente (BLOCH, 2002) e projetar caminhos prospectivos para o seu futuro como espaço de apoio aos processos formativos do Centro de Educação da Ufes. Para compor essa narrativa, a pesquisa utiliza como principais fundamentos teórico-metodológicos a perspectiva historiográfica de Marc Bloch e os conceitos de história e de narrativa de Walter Benjamin. Como instrumentos de produção de dados, opera, prioritariamente, com a análise de narrativas de memórias, produzidas por meio de entrevistas com sujeitos que vivenciaram esse espaço, servindo-se, também, do exame de documentos e da experiência do próprio pesquisador como técnico desse laboratório. Como resultado, propõe o reconhecimento institucional e a ressignificação desse espaço como produtor e repositório de registros de memória audiovisual do Centro de Educação e da própria Ufes.