O Ensino Por Investigação nos Anos Iniciais: Análise de uma Atividade Sobre Resíduos Sólidos na Perspectiva do Trabalho Colaborativo na Escola

Nome: IVETE GAVA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Examinador Externo
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Examinador Interno
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Examinador Externo
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Orientador

Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a mediação realizada por uma professora em uma atividade junto a um grupo de crianças do 1º ano de uma escola municipal de Vila Velha – Espírito Santo a partir do desenvolvimento de uma proposta formativa e colaborativa envolvendo o Ensino de Ciências por Investigação e na elaboração de uma sequência de ensino investigativa sobre resíduos sólidos. Para o desenvolvimento de nosso estudo, utilizamos como referenciais teóricos a matriz histórico-cultural e o Ensino de Ciências por Investigação. Na metodologia, valemo-nos da pesquisa qualitativa constitui-se em uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, baseada em uma perspectiva formativa/colaborativa. Para a produção de dados, utilizamos a observação de diário de campo, filmagem das aulas, registros escritos, desenhos dos estudantes e entrevista semiestruturada com uma das professoras. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e uma crianças do 1º ano do ensino fundamental e cinco professoras desse segmento. Os dados foram analisados com base nos pressupostos básicos do ensino por investigação a partir de trechos da interação entre professora e crianças e na análise de conteúdo da entrevista da professora acerca do processo formativo. Para fins de análise, delimitamos dois grandes eixos: 1 - a mediação da professora no trabalho com os alunos; 2 – a avaliação da professora durante o processo formativo e na mediação realizada junto aos alunos. No eixo 1, os resultados apontam que, na mediação realizada a partir da interação da professora com os alunos, emergiram os pressupostos do ensino de ciências por investigação, como a problematização, o levantamento e o teste de hipóteses, a sistematização e a contextualização do conhecimento. No eixo 2, os resultados apontam para os desafios e possibilidades do ENCI no cotidiano da sala de aula dos anos iniciais. Por meio desta pesquisa, esperamos contribuir com a formação de professores através da proposta do ensino por investigação de maneira colaborativa. O estudo resultará como produto educacional, um guia didático contendo a formação, as atividades planejadas, execução e as conclusões.

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