Permanência em Cursos de Licenciaturas do Ifes: Problematizações e Possibilidades

Nome: CAROLINE ARAUJO COSTA NARDOTO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI Examinador Externo
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Interno
JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA Examinador Externo
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador

Resumo: Esta pesquisa analisa a ocorrência dos fenômenos da evasão e da permanência no contexto dos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV); caracteriza a evasão e investiga possibilidades e estratégias para incentivar a permanência de estudantes nos cursos investigados; e elabora propostas para o enfrentamento da evasão e promoção da permanência dos estudantes dos cursos de licenciaturas do Ifes localizados nessa Região. O estudo é qualitativo e vale-se da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas para a realização da pesquisa de campo. Os(as) participantes da pesquisa são pedagogos(as)/TAEs e coordenadores(as) de curso de licenciaturas presenciais dos campi do Ifes localizados naquela Região: campus Cariacica - Licenciatura em Física; campus Vila Velha - Licenciatura em Química; e campus Vitória - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática. Utiliza um quadro de referenciais teóricos que sustenta uma reflexão crítica sobre a formação de professores, o fenômeno da evasão e possibilidades para a permanência estudantil no contexto dos cursos de licenciaturas. Para análise dos dados, a pesquisa recorre a técnica da análise de conteúdo e com base na discussão dos resultados, destaca as seguintes considerações-sínteses: a necessidade de se propiciar formação sobre a temática da evasão e permanência em instituições de ensino superior e em cursos de licenciatura, uma vez que a falta de clareza dificulta o entendimento e a análise do fenômeno e constitui obstáculo ao enfrentamento do problema e obtenção de saldos mais positivos; a importância de analisar a evasão partir de concepções que evidenciam seu caráter complexo, multifatorial e processual; a relevância da identificação das causas da evasão, preferencialmente por curso, de forma sistematizada institucionalmente; a potencialidade da perspectiva da integração/envolvimento ativo dos estudantes com a instituição para suas permanências; a importância da organização de uma rotina sistemática de acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dos licenciandos; a sala de aula como espaço privilegiado para as atividades de aconselhamento informativo, suporte acadêmico e integração com a instituição; que o acesso aos cursos superiores sem suporte acadêmico não é inclusivo. Como produto desta dissertação, a partir das discussões com os(as) coordenadores(as) de curso e pedagogos(as)/TAEs participantes da pesquisa, à luz dos referenciais teóricos e bibliografias adotadas, foi elaborada uma proposta com possibilidades para a permanência dos estudantes dos cursos de licenciaturas do Ifes localizados na Região pesquisada.

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