A Formação Continuada de Professores, Profissionais da Educação e Colaboradores na Perspectiva da Inclusão Escolar

Nome: JOZIANE JASKE BUSS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Externo
MARCIA DENISE PLETSCH Examinador Externo
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno

Resumo: Essa pesquisa tem o objetivo de analisar pela via da formação continuada de professores (professores regentes, professores de áreas específicas, professores do Atendimento Educacional Especializado), profissionais da Educação (supervisores escolares, coordenadores de áreas, diretores) e colaboradores (auxiliares de Educação Especial, auxiliares de creche, bibliotecários, secretários escolares, estagiários, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, motoristas), do Município de Santa Maria de Jetibá-ES, os desafios e possibilidades do processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência. Discute-se o desafio da formação continuada na perspectiva da inclusão escolar, tomando por base as demandas de seus contextos, e a necessidade de que estes construam outros possíveis diálogos, ações e práticas que possibilitem o acesso, permanência, aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes com deficiência, levando em consideração a importância da construção de um espaço coletivo de produção de conhecimentos. Para o desenvolvimento dessa discussão, trouxemos para diálogo teórico as contribuições de Lev Semyónovitch Vigotski e António Nóvoa, assim como autores que tem debatido a formação continuada de professores com vistas à inclusão escolar. A orientação metodológica delineou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, pela via do estudo de caso do tipo etnográfico, no qual os sujeitos da pesquisa foram os professores, profissionais da Educação e colaboradores da educação do município. Como instrumento de produção de dados utilizou-se a observação participante, questionários abertos e fechados, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os dados revelaram a importância da constituição de espaços formativos comprometidos com a criação de um coletivo, marcado pela partilha de diversos saberes, pela colaboração e participação de todos os seus integrantes no processo de inclusão escolar. Consideramos que é no coletivo que são construídas possibilidades de que a formação continuada seja uma ferramenta de transformação das práticas pedagógicas, fortalecendo vínculos entre todos os servidores da Educação e os saberes científicos-pedagógicos. Como produto final desta dissertação, produzimos vídeos de curta duração, sobre a inclusão escolar e a importância da constituição de espaços formativos coletivos no âmbito das escolas, considerando os desafios encontrados no processo de escolarização dos estudantes com deficiência publicados no canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá e no Site da Secretaria de Educação do referido município.

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