O Trabalho Docente Articulado Numa Perspectiva Colaborativa Entre Os Professores da Sala de Aula Regular e do Atendimento Educacional Especializado

Nome: PATRÍCIA VASSOLER SCARAMUSSA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Externo
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno
PATRÍCIA BRAUN Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa aborda a temática do trabalho docente articulado na perspectiva colaborativa entre os professores do Atendimento Educacional Especializado e da Sala de Aula Regular. Trata-se de pesquisa qualitativa tendo como base o estudo de caso do tipo etnográfico. Instrumentos utilizados na produção de dados foram a análise documental, a observação participante, a entrevista semiestruturada e grupos focais que nos permitiram descrever e interpretar o contexto, compreendendo a realidade vivida. O campo de investigação foi a rede municipal de ensino de São Gabriel da Palha/ES envolvendo oito professores do Atendimento Educacional Especializado e uma pedagoga coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação; elegemos duas escolas comuns da rede de ensino municipal contemplando dois diretores, três pedagogos e oito professores da sala de aula regular – que possuíssem em suas salas alunos público-alvo da educação especial matriculados. Análises e diálogos sustentaram-se nas contribuições teóricas de Lev Semyonovitch Vygotsky ao enfatizar a importância da interação social nas vivências coletivas como forma de transformar o outro, o meio e a si mesmo. Nas discussões e reflexões os professores e demais profissionais apontaram a importância do trabalho docente articulado e das ações colaborativas nas escolas regulares na aprendizagem e desenvolvimento do aluno público-alvo da educação especial. Os resultados demonstraram que no universo estudado o trabalho docente articulado na perspectiva colaborativa ainda causa desconforto para alguns professores, percebendo-se entraves aos movimentos de parceria entre o AEE e a sala de aula regular por viés inclusivo, principalmente pela necessidade de maior interação entre os profissionais, da formação continuada e da construção de políticas públicas. Constatou-se ainda que, apesar de os professores desenvolverem o trabalho docente articulado, as ações nem sempre são colaborativas, permanecendo práticas tradicionais individualizadas. Mas o município sinaliza crescimento e reestruturação das ações através do planejamento coletivo. Concluímos que o trabalho docente articulado na perspectiva colaborativa potencializa as ações pedagógicas para atender as singularidades dos estudantes público-alvo da educação especial. Enquanto produto educacional, construímos proposta de reflexões sobre as ações pedagógicas segundo a necessidade do município com base nas observações, análises e documentos oficiais. Dessa maneira, o resultado auxiliará na intervenção e no esclarecimento de dúvidas e desafios observados durante a construção desta pesquisa.

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