Processos de Inclusão Escolar de Alunos Público-alvo da Educação Especial nos Cursos de Ensino Médio do Ifes Campus Itapina e a Formação Continuada de Professores
Nome: MARIA DA PENHA ALVES RIBEIRO CORONA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/04/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Examinador Interno |
MARIA EDITH ROMANO SIEMS MARCONDES | Examinador Externo |
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Orientador |
Resumo: O estudo tem como objetivo compreender as demandas de formação dos professores da educação profissional e tecnológica do Ifes campus Itapina visando à inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados nos Cursos de Ensino Médio dessa unidade de ensino. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) compreender criticamente a política educacional do Ifes do campus de Itapina e as políticas de Educação Especial presentes; b) criar uma rede de escuta com os professores da instituição para entender os desafios e possibilidades da inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial e as demandas apontadas pelos docentes para compreender as necessidades de formação continuada dos professores; c) analisar as exigências de formação e buscar temas que os profissionais envolvidos na pesquisa julgam relevantes para compor uma proposta de formação tendo como premissa os processos de inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no Ifes Campus Itapina; d) constituir como produto educacional da dissertação uma proposta de formação continuada construída a partir das necessidades apontadas pelos professores e que pode ser implementada pela unidade de ensino. Fundamenta-se nas contribuições de Freire, Nóvoa e Tardif e Lessard e pesquisadores da Educação Especial para discutir formação de professores na interface entre Ensino Médio e Educação Especial. Apoia-se na pesquisa de cunho qualitativo e nos pressupostos do estudo de caso, tendo como procedimentos: a) pedido de autorização ao órgão competente e aos sujeitos envolvidos para a realização do estudo e a organização do processo formativo; b) consulta documental: compreensão da história da cidade de Colatina/ES, da política educacional nela presente e a escola pesquisada na interface com a Educação Especial; c) aplicação de questionários envolvendo os profissionais da Educação em atuação na escola para conhecimento dos processos de formação vividos, das políticas existentes e das necessidades que o grupo considera importantes para se explorar nos momentos de formação continuada. Toma o período de abril a dezembro de 2020 para produção dos dados, tendo como instrumentos de registro, os questionários e o diário de campo. Traz como participantes, a direção da unidade de ensino, a coordenação de ensino e de curso, os pedagogos, os professores do ensino comum e a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Apresenta como resultados: a matrícula de alunos público-alvo da Educação Especial no Ifes/Itapina tem demandado o investimento na formação dos professores; esses investimentos fortalecem o direito de aprender dos alunos e dos professores se formarem continuamente; nas políticas de formação continuada, escutar os professores se constitui como ação necessária, pois possibilita a articulação teoria e prática; a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Médio é um desafio a ser enfrentado por meio da constituição de várias políticas, dentre elas, as direcionadas à formação dos professores por se considerar a função social da escola como espaço-tempo de todos e os profissionais da Educação como sujeitos de conhecimento e pesquisadores de novos outros modos de mediação numa perspectiva inclusiva.