Democratização do Ensino e Educação de
Jovens e Adultos na Escola Admardo Serafim de Oliveira: Possibilidades de
Enfrentamento da Pobreza e da Desigualdade Social
Nome: DENISE PINHEIRO QUADROS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/05/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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RENATA DUARTE SIMOES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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EDSON MACIEL PEIXOTO | Examinador Externo |
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Examinador Interno |
RENATA DUARTE SIMOES | Orientador |
Resumo: Trata-se de uma dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação que objetiva analisar o processo de democratização do ensino na Educação de Jovens e Adultos do município de Vitória-ES, mais especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos Professor Admardo Serafim de Oliveira, em seus diferentes contextos de consolidação, buscando compreender como vem atuando no enfrentamento da condição de pobreza/extrema, pobreza e de desigualdade social em que vivem os estudantes dessa modalidade de ensino. A partir dos estudos de Arroyo (2005, 2010, 2014, 2016, 2017), Freire (1981, 1987, 1997), Cararo (2015),
Garcia e Hillesheim (2017), Yannoulas (2013) e Duarte (2012), compreende a pobreza como um fenômeno complexo, estrutural e multifacetado, resultado de um percurso histórico que promove a desigualdade social de parcela considerável da população brasileira. Com base nos estudos de Azanha (1979) e de Carvalho (2004), reflete sobre a democratização do ensino e,
nos estudos de Machado (2009), Paiva (2006, 2007, 2014), Oliveira (2006) e Ventura (2011), sobre a Educação de Jovens e Adultos. O lócus de realização desta pesquisa é a escola Admardo, justificando-se tal escolha por sua territorialidade, seus sujeitos, sua proposta metodológica e conceitual de trabalho, entre outros aspectos que a diferenciam das demais
unidades de ensino da rede municipal de Vitória. Referente ao papel das políticas públicas educacionais no enfrentamento das desigualdades sociais e da pobreza em suas multifacetas, buscam-se respostas para a seguinte indagação: como a pobreza vem sendo pensada/situada/enfrentada no processo de democratização do ensino na instituição escolar
multiclasses Admardo Serafim de Oliveira, instalada em dez diferentes bairros do município de Vitória-ES? Essa questão norteia a pesquisa e evidencia a relevância do princípio constitucional de democratização do ensino na interface do diálogo com a pobreza no sentido de sua transformação social e econômica. A pesquisa, de natureza qualitativa, elege, como caminho metodológico, a análise documental e o diálogo com os diferentes sujeitos no campo educacional, apostando na proposta colaborativa para a construção de políticas públicas pertinentes no enfrentamento da pobreza e da extrema pobreza, sistematizada em um contexto formativo com profissionais da escola Admardo, por meio do Curso de Extensão Pobreza e Educação: um diálogo necessário. Como resultado, destaca-se a mudança de compreensão
sobre a categoria de análise pobreza. Com a colaboração dos sujeitos participantes desta pesquisa, considerando os contextos sociais de vida dos estudantes empobrecidos, conclui que é possível repensar as práticas educativas com ações que garantam a democratização do ensino,
o direito à educação e à aprendizagem com qualidade, que promovam o desenvolvimento humano e possibilitem o acesso ao conhecimento histórico e crítico sobre a pobreza, objetivando sua superação.