Ensino de História: Contribuições Possíveis para um Processo de (re)pensar a Diversidade Sexual e de Gênero
Nome: LAYLLA CORRÊA TEIXEIRA VERVLOET
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 23/06/2021
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
MIRIÃ LÚCIA LUIZ | Examinador Externo |
REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Orientador |
SONIA MARIA DOS SANTOS | Examinador Externo |
VILMAR JOSÉ BORGES | Examinador Interno |
Resumo: A pesquisa tem por objetivo socializar memórias e narrativas de docentes que atuam no município da Serra, Espírito Santo, acerca das potencialidades do ensino de História para o trabalho com a diversidade sexual e de gênero na Educação Básica, e sobre a contribuição desse processo educativo para a formação cidadã. Parte-se do pressuposto de que grupos sociais foram segregados por meio de práticas e padrões de normalidade referenciados pelos princípios de grupos dominantes. Assim, na perspectiva do cenário de discórdia e violência que, via de regra, assola a maioria das escolas, quando se trata do assunto diversidade sexual e de gênero, pretende-se contribuir para que essa temática saia da marginalidade e se torne protagonista das práticas educativas dentro do ambiente escolar. Os procedimentos metodológicos adotados englobaram rastreamento bibliográfico e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes eleitos como sujeitos da pesquisa. Priorizou-se a metodologia da História Oral Temática (DELGADO, 2006; BOM MEIHY, 1996), documentando-se narrativas e memórias docentes de experiências ou processos específicos vivenciados pelos entrevistados a respeito da temática em foco. A partir das narrativas dos professores, o estudo se propôs desvelar práticas e discutir elementos que auxiliem no (re)pensar a diversidade sexual e de gênero em busca de uma transformação no ambiente escolar, possibilitando que o direito à liberdade seja a bandeira de luta de todos os estudantes. Nesse caminhar, o ensino de História pode trabalhar com o estudante a reflexão que lhe possibilite compreender as diferentes visões sobre a sexualidade e o gênero, inerentes ao processo histórico e de construção do conhecimento. Os resultados, até então obtidos, sinalizam que os professores vêm trabalhando vários pontos de vista sobre a diversidade sexual e de gênero, a fim de potencializar a equidade na comunidade escolar. Que existem potencialidades e obstáculos ao se trabalhar com a temática, e que ao entrar em contato com a temática, seja por meio da formação acadêmica seja por meio da integração a experiências pessoais, trajetórias e desejos, possibilitaram ações transformadoras em sala de aula.