Educações Ambientais Com Os Usos de Drones e Artefatos Tecnoculturais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos Manguezais de Cariacica e nos Cotidianos Escolares

Nome: FLEDSON SILVA FARIA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SOLER GONZALEZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO BARCHI Examinador Externo
SOLER GONZALEZ Orientador
VILMAR JOSÉ BORGES Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa problematiza o potencial pedagógico, político e ecológico de práticas pedagógicas realizadas nos cotidianos escolares com os usos de drones e outros artefatos tecnoculturais, em diálogo com uma educação ambiental política. Nossos objetivos consistem em problematizar as contribuições pedagógicas, políticas e ecológicas que emergem com os usos de drones e outros artefatos tecnoculturais nos cotidianos escolares e com a participação de comunidades que vivem próximas aos manguezais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos Manguezais de Cariacica-ES; analisar as contribuições pedagógicas, políticas e ecológicas do uso de drones e outros artefatos tecnoculturais nos cotidianos escolares, nos processos de formação docente, em diálogo com a política municipal de educação ambiental de Cariacica; e produzir um produto educacional de cunho didático-pedagógico e formativo, que consiste em um curta-metragem, com as andanças e vivências entre o mundo da lama e os cotidianos escolares. Os sujeitos da pesquisa são estudantes, professores/as, comunidades locais e ribeirinhas e representantes de órgãos ambientais e de educação do município. As abordagens teóricas da pesquisa são também apostas políticas e se aproximam da pedagogia freiriana, das leituras de mundo e das educações ambientais dos sujeitos da pesquisa e sujeitos de suas histórias, em um movimento de dialogar e aprender com a própria história. Os aportes metodológicos se aproximam das pesquisas narrativas, cartográficas e dos cotidianos escolares. Na produção de dados, realizamos entrevistas conversadas com os sujeitos da pesquisa, aulas de campo, oficinas, diários de campo, vídeos e fotografias aéreas produzidas com os/as estudantes e a comunidade. O produto educacional é um audiovisual: Olharpassarinho sobre as comunidades, os manguezais e suas ecologias, produzido com os sujeitos da pesquisa, composto por narrativas e imagens pescadas ao longo do processo e que também estará disponível no canal do Youtube e blog Narradores da Maré e nas redes sociais do autor. O audiovisual aborda os processos da pesquisa e do pesquisador, as ecologias do território, narrativas, atividades pedagógicas realizadas, vídeos e fotografias produzidas com os sujeitos da pesquisa, apostando numa política de narratividade, na qual os sujeitos da pesquisa e da história possam narrar suas memórias, conflitos, o morar e o pescar no bairro, as potencialidades históricas, geográficas, ecológicas e culturais locais. Aposta-se no potencial pedagógico e formativo dos artefatos tecnoculturais e das imagensnarrativas nos cotidianos escolares, em prol de uma educação ambiental política que potencialize a participação da comunidade nas discussões e, consequentemente, a intervenção nas problemáticas locais.

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