O ESPÍRITO SANTO NA SALA DE AULA: NARRATIVAS, SABERES E FAZERES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome: ANGELO DA CONCEIÇÃO DEMUNER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 15/06/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Examinador Externo |
REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Orientador |
SONIA MARIA DOS SANTOS | Examinador Externo |
VILMAR JOSÉ BORGES | Examinador Interno |
Resumo: O estudo tem como principal objetivo analisar práticas de ensino de História do Espírito Santo (HES) nas escolas municipais de Vitória, com o intuito de mapear e socializar essas experiências docentes que incluam e viabilizem o trabalho dos professores com a temática. A matéria-prima para o desenvolvimento da pesquisa são os saberes e fazeres explícitos nas narrativas dos professores de História do município de Vitória/ES. Para tanto, apoiados nos pressupostos teórico-metodológicos da História Oral Bom Meihy (1996), Delgado (2006) e Alberti (2013), com ênfase na História Oral Temática, realizaram-se entrevistas que desvelam narrativas dos professores acerca de sua formação e do labor na lida com a sala de aula. Depreende-se daí a importância de estudos e reflexões que visem subsidiar o trabalho dos professores de História, tidos como os principais mediadores na produção de conhecimentos históricos. Nas narrativas dos professores, identificamos
a preocupação em trabalhar com a construção da identidade histórica dos sujeitos pertencentes ao Espírito Santo, buscando a valorização da identidade capixaba. Entendemos que a HES pode trazer para o aluno o conhecimento das diversas práticas culturais presentes nas comunidades locais e na região onde habitam. Ao final, elaboramos uma proposta com alternativas metodológicas para o ensino de HES no intuito de contribuir para as práticas docentes dos professores de História.