Concepção de Avaliação Integrada na Transição dos Anos Iniciais para Os Anos Finais do Ensino Fundamental

Nome: DANÚBIA ROBERTA PEREIRA REGINALDO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/07/2021
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ITAMAR MENDES DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
VALTER MARTINS GIOVEDI Examinador Interno
ITAMAR MENDES DA SILVA Orientador
ALEXANDRE SAUL Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa buscou discutir concepções e práticas avaliativas efetivadas pelos professores com os alunos das turmas de sexto ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do município da Serra e refletir sobre perspectivas para essa avaliação, possibilitando sua ressignificação e transformação necessária. Visando alcançar os objetivos propostos, como pressuposto metodológico a pesquisa utilizou- se de uma abordagem qualitativa com modalidade da pesquisa participante. Foi realizada a análise da prática educativa dos professores, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação, o diário de campo, o diálogo e o questionário. Essa pesquisa desenvolveu como produto, um processo formativo com os professores da unidade de ensino investigada. É notório que a prática de avaliação da aprendizagem tem sido marcada por concepções que a fazem se constituir, como mecanismo seletivo, excludente e classificatório. Entendemos tais concepções e práticas como entraves a uma educação de qualidade e propusemos uma reflexão sobre a concepção de avaliação integrada, e a articulação das dimensões básicas da avaliação educacional: avaliação de redes, avaliação institucional e a avaliação da aprendizagem. É preciso superar estas práticas excludentes que dificultam o acesso ao conhecimento. Dessa forma, a discussão sobre essas questões está contextualizada e embasada no seguinte referencial teórico: as abordagens de Freire (1989, 1996, 2014), Luckesi (2003), Fernandes
(2009), Esteban (2001), Freitas et.al (2014), Saul (1995) , Vasconcellos (2008) para os quais a avaliação educacional necessita ser construída, partilhada como processo de investigação sobre ensino-aprendizagem e instrumento de crescimento permanente de todos os envolvidos. Uma avaliação que seja capaz de agregar à prática educacional e ao aprendizado elementos de crítica e transformação. Através dos resultados e da formação continuada realizada junto aos professores refletimos sobre a importância da avaliação integrada e como ela pode auxiliar na construção de práticas de avaliação que expressem a docência numa perspectiva a favorecer a aprendizagem e a enfrentar as dificuldades de aprendizagem e promoção nos sextos anos.

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