Literatura Infantil com Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira em Foco: Formação de Professoras/es e Mediação da Leitura
Nome: SONIA DALVA PEREIRA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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DEBORA CRISTINA DE ARAUJO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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APARECIDA DE JESUS FERREIRA | Examinador Externo |
CLEYDE RODRIGUES AMORIM | Examinador Interno |
DEBORA CRISTINA DE ARAUJO | Orientador |
ELIANE SANTANA DIAS DEBUS | Examinador Externo |
Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem como foco a formação docente e o trabalho de mediação da leitura literária com temática da cultura africana e afro-brasileira e ações realizadas no âmbito do LitERÊtura Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. Nessa perspectiva, a pergunta que mobilizou a pesquisa é: quais práticas de mediação da leitura literária podem contribuir com a formação de professoras/es sobre literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira? O objetivo geral foi propor, a partir de processos formativos a professoras/es da educação básica, questões teóricas e práticas de mediação de leitura literária com obras com temática da cultura africana e afro- brasileira. Os objetivos específicos foram: desenvolver uma proposta de curso de formação intitulado LitERÊler: formação sobre literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira e analisar cursos de formação realizados no âmbito do LitERÊtura; realizar levantamento de estudos do campo da mediação da leitura literária, da formação docente e do trabalho com literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira; elaborar um produto educacional descrevendo a proposta do curso e indicando conteúdos que contribuam com as atividades de mediação da leitura de obras literárias com temática da cultura africana e afro-brasileira. Para análise das questões da literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira, do racismo e da discriminação na escola, tivemos como aporte teórico Eliane Cavalleiro (2006), Eliane Debus (2006; 2017) e Débora Araujo (2010; 2015; 2017); em relação ao suporte em literatura infantil e juvenil, educação literária, mediação da leitura e escolarização da literatura, os estudos de referência foram de Magda Soares (2011), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2006) e Rildo Cosson (2019); para fundamentar a discussão sobre formação docente e descrição da metodologia, utilizamos os aportes de Maurice Tardif (2014) e Antônio Carlos Gil (2011). Para a análise dos dados empíricos, a metodologia empregada foi a observação participante, que contribuiu na análise dos discursos e reflexões de professoras/es registradas nos espaços das salas virtuais (chats). Os resultados indicaram que a formação de professoras/es sobre literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira é uma lacuna ainda pouco preenchida em momentos de formação continuada. Tanto no levantamento de estudos quanto na observação das formações e eventos presenciados, ficou nítida a fragilidade da temática. Em decorrência disso, é possível constatar que a mediação da leitura literária que busque contribuir com a valorização da autoestima das crianças negras e que promova ações antirracistas não é uma prática comum entre as/os mediadoras/es, e que falta intimidade e familiaridade para dialogar com o tema. É visível que a falta de formação favorece a rejeição e o silêncio por parte das/os professoras/es às questões associadas à temática. Por outro lado, ficou evidente o interesse das/os docentes em aprofundamento no tema e desejo de modificação de suas práticas de mediação da leitura literária. Por isso, espera- se que o produto educacional contendo a descrição do curso proposto e indicações de referência contribuam para o fortalecimento do trabalho.