Território e Identidades Culturais: Processos das Redes Educativas no Território do Samba - Os Morros da Piedade e Fonte Grande

Nome: JOCELINO DA CONCEIÇÃO SILVA JÚNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/09/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DELTON APARECIDO FELIPE Examinador Externo
DULCINEA CAMPOS SILVA Examinador Interno
INES DE OLIVEIRA RAMOS Orientador
JACYARA SILVA DE PAIVA Examinador Externo
MARIA HELENA ELPIDIO ABREU Examinador Externo

Páginas

Resumo: A presente pesquisa aborda os morros da Piedade e da Fonte Grande, no centro da cidade de Vitória, como o território do samba, por ser esse território o berço do samba no Espírito Santo, onde surgiu a primeira escola de samba em 1955. O objetivo geral deste trabalho consiste em compreender os processos educativos entre as diferentes redes educativas presentes nos morros da Piedade e Fonte Grande, no que diz respeito às constituições das identidades culturais no território do samba. Como objetivos específicos elencamos, historicizar a contribuição do território dos morros da Piedade e Fonte Grande para a constituição da cultura do samba no Espírito Santo; identificar os processos educativos no/do território e as redes educativas que potencializam sociabilidade e transformação social; e, apresentar, como produto educacional resultado do mestrado profissional, uma proposta de formação pedagógica com os atores envolvidos nas redes educativas do território do samba. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo com dados produzidos a partir de leituras, fotografias, mapas, entrevistas conversadas, caminhadas com diários de campo e grupo focal, com representantes das redes educativas do território. Para tanto nos aproximamos da metodologia da pesquisa-ação colaborativa-crítica, segundo Lavoie, Marquis e Laurin (1996) e dos aspectos teóricos-metodológicos das pesquisas com as redes educativas e os cotidianos escolares, segundo Nilda Alves (2019). Dialogamos com estudos sobre racismo, escola e educação com Nilma Lino Gomes (2017) e com Almeida (2018) sobre a noção de população negra e racismo. Os estudos de Milton Santos (2011) nos auxiliaram com a noção de território; e, a formação do território do samba, com os estudos de Oliveira (2011) e Ciccarone (2009). Para pensarmos na educação nos pautamos na noção de educação como prática de liberdade e de transformação social com Paulo Freire (1987). Os dados e resultados produzidos nesta pesquisa desvelam diferentes saberes dos moradores e moradoras, assim como as redes e os processos educativos do território do samba.

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