Os Desafios em Ser Professora e Professor Monitores (as) na Pedagogia da Alternância
Nome: PATRÍCIA HAND LITTIG
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/09/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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DEBORA MONTEIRO DO AMARAL | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉIA WEISS | Examinador Externo |
DEBORA MONTEIRO DO AMARAL | Orientador |
JANINHA GERKE | Examinador Externo |
VALTER MARTINS GIOVEDI | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo conhecer e compreender os principais desafios em ser professora e professor monitores na Pedagogia da Alternância, no âmbito da carreira profissional, condições de trabalho e formação docente, bem como discutir possibilidades de enfrentamento dos mesmos com vistas a potencializar o trabalho na Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu, em Domingos Martins. Ademais, este trabalho buscou contextualizar historicamente a Educação Popular, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e seus entrelaçamentos: conhecer-reconhecer a constituição histórica da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu e suas contribuições para a Educação dos povos campesinos da região. A pesquisa caracterizou-se de abordagem qualitativa. O estudo delineou-se como uma pesquisa participante, assim a pesquisadora estará diretamente envolvida por ser professora de história na instituição, mãe de estudante, ex-aluna e neta de um dos fundadores. Dentre os desafios sinalizados pela pesquisa, na carreira profissional, destacou-se a rotatividade gerada pela designação temporária; nas condições de trabalho foi sinalizado como desafio o trajeto até a EFA, rotina cansativa como consequência da responsabilidade do plantão semanal e adequações impostas pela base nacional, como desafio no âmbito da formação docente foi a não contemplação das experiências na Educação do Campo nos currículos das Licenciaturas e a dificuldade de participar da formação continuada na Pedagogia da Alternância (PA). A partir dos desafios elencados, por conta da natureza do mestrado profissional, como produto educacional, trazemos uma proposta de formação continuada construída de forma coletiva e participativa com a comunidade escolar sustentando a discussão de possibilidades de enfrentamento dos mesmos.