Práticas Avaliativas Com Alunos Público-alvo da Educação Especial: um Estudo Fenomenológico

Nome: HELEN SILVA DE LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VITOR GOMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA Examinador Externo
VITOR GOMES Orientador

Resumo: Trata-se de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação e tem como objetivo desvelar, apoiada em um estudo fenomenológico, como os(as) professores(as) descrevem suas práticas avaliativas, relativamente quanto aos(às) alunos(as) público-alvo da educação especial, tendo em vista a inclusão escolar. Quanto à metodologia, fez-se uso da abordagem fenomenológica, apresentando o sentido eidético/vivencial da experiência. Em relação à fundamentação teórica, foram elencados três conceitos de Yolanda Cintrão Forghieri (2019) que constituem importante sustentação para este estudo: ser-no-mundo, temporalizar e especializar; e também utilizada a definição de escuta empática, de Carl Rogers (1997). Como instrumentos para obtenção dos dados, utilizaram-se entrevistas com os relatos das experiências dos sujeitos imbricados na pesquisa; diário de campo, com a descrição exaustiva do fenômeno; e versão de sentido, com a descrição imediata das experiências vivenciadas. Por meio do diálogo entre a teoria e o que foi vivido, apresentaram-se reflexões sobre avaliar e incluir, e todo o desdobramento de políticas públicas que entrelaçam o processo de inclusão/exclusão de alunos(as) público-alvo da educação especial. Para tanto, aportou-se numa ação reflexiva para a compreensão de como a avaliação inclusiva está diretamente ligada a um contexto histórico e social. Intentou-se, com a pesquisa, instigar os(as) professores(as) a um processo de autorreflexão quanto a suas práticas, impelindo-os à necessidade de uma compreensão sobre a avaliação democrática e à possibilidade da utilização de instrumentos que viabilizem a inclusão. A partir das compreensões alcançadas, elaboraram-se videoaulas para o canal do YouTube do Grupo de Pesquisa de Fenomenologia em Educação (GPEFE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a série “Minutos de fenomenologia”. No entanto, em um estudo fenomenológico, não há o intuito de intervir sobre a realidade, mas de apresentar sua evidenciação com base na escuta das vivências, sem interferência do pesquisador.

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