Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: Narrativas, Memórias, Saberes e Fazeres no Ensino de Geografia

Nome: ALINE SILVA BÚTER GANDRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/09/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ AMÉRICO CARARO Examinador Externo
REGINA CELI FRECHIANI BITTE Examinador Interno
SONIA MARIA DOS SANTOS Examinador Externo
VILMAR JOSÉ BORGES Orientador

Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido e metodologias ativas no ensino de Geografia em escolas públicas de educação básica na Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Para tanto, apoiada na metodologia de pesquisa da História Oral (BOM MEIHY, 1996), esta pesquisa se apropria de narrativas de sete professores, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades do ensino híbrido e das metodologias ativas. O referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa entabula diálogos nas narrativas dos entrevistados, a fim de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinalizou que o ensino híbrido pode abrir múltiplas possibilidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem.

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