Práticas e Normas Culturais no Ensino de Ciências: uma Experiência Docente na Escola Pública

Nome: ANAZIA APARECIDA REIS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Examinador Externo
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Orientador
LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO Examinador Externo
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Examinador Interno

Resumo: A transposição da Base Nacional Comum Curricular a sala de aula trouxe insegurança a profissionais do ensino de Ciências por basearem sua prática docente em vivencias experienciais. Tendo como premissa que profissionais de ensino constroem conhecimento em sua prática profissional, essa dissertação investiga as condições que aproximam um plano de ensino de Ciências dos anos finais do ensino fundamental a práticas e normas culturais no ensino de ciências. Através de uma narrativa docente, descreve-se quase quatro anos letivos (2017- 2020) de ensino em uma escola pública de periferia da Grande Vitória, no Espírito Santo. Identifica-se quatro atividades nesse plano de ensino: o Diagnóstico, as Aulas, o Trabalho escrito e a Feira de ciências. Também se identifica o conjunto completo de práticas e normas culturais no ensino de ciências na Feira de ciências de 2017, 2018 e 2019, nas Aulas de 2018, 2019 e 2020 e, no Trabalho escrito de 2018 com o 6º ano e 8º ano. A busca pelas condições que aproximaram essas atividades a práticas e normas culturais no ensino de ciências, revelou duas premissas da prática de ensino investigada: problematização e o protagonismo de estudantes. Outra descoberta dessa busca foi a articulação entre as atividades do plano de ensino. O Diagnóstico foi uma atividade responsável por investigar o protagonismo de estudantes na produção de conhecimento no contexto, específico, daquela escola. Essa investigação reconstruiu as Aulas e, assim, as fez alcançar o conjunto completo de práticas e normas culturais no ensino de ciências. As Aulas articularam a proposta de ensino da rede a problematização e o protagonismo de estudantes. O Trabalho escrito atingiu todas as práticas e normas culturais no ensino de ciências quando o tema e conteúdo foram oriundos das Aulas e o problema investigado, oriundo da realidade de estudantes. Já a Feira de ciência foi a atividade com o maior protagonismo de estudantes na construção de conhecimento por lhes permitirem escolher o tema e o problema a ser investigado. Assim, conclui-se que a as condições que aproximam esse plano de ensino a prática e normas do ensino de ciências é articulação entre atividades com a premissa de desenvolver o protagonismo de estudantes na construção de conhecimento em aulas de Ciências.

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