Produção de Textos no Livro Didático de Alfabetização: Análise Documental em Diálogo Com Professoras Alfabetizadoras

Nome: RENATA LUCHI PIRES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Externo
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Orientador
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA Examinador Interno

Resumo: O trabalho integra estudos desenvolvidos no campo da linguagem, numa abordagem enunciativo-discursiva, pela linha de pesquisa Práticas educativas, diversidade e inclusão, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata de uma análise documental e um estudo de caso colaborativo que têm por objetivos identificar e analisar a concepção de produção de textos do LD de Língua Portuguesa Aprender Juntos do 1º ano — adotado pelas escolas da rede municipal de Colatina/ES, no PNLD 2019 — e compreender como as professoras alfabetizadoras se relacionam com o referido LD ao planejar propostas de produção de textos. Foi realizado com a participação de duas professoras alfabetizadoras atuantes em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, em Colatina/ES. Adota-se uma abordagem metodológica qualitativa sócio-histórica e fundamentada na abordagem bakhtiniana de linguagem, particularmente na noção de enunciado discutida por Bakhtin, no conceito de produção e condições de produção de textos elucidados por Geraldi, em estratégias do dizer organizadas por Smolka e no conceito de alfabetização de Gontijo. Compreende que o texto é movimento do diálogo que é discursividade e trabalho de linguagem como ação e interação humana, também na alfabetização. Por meio de instrumentos e registros de produção de dados, tais como observação participante em momentos virtuais de planejamento, entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa, rodas de conversa com roteiros semiestruturados, gravações em audiovisual e registros em diários de campo, analisa o que o LD de Língua Portuguesa da Alfabetização anuncia como foco do trabalho de ensino da dimensão da produção de textos e o que materializa a partir das propostas práticas que apresenta. Conclui que a aposta do LD analisado concentra-se na produção de texto como tarefa escolar, evidenciando a concepção adotada pelo material didático. Ainda considera que as relações estabelecidas pelas professoras alfabetizadoras e o LD de Língua Portuguesa manifestam-se como oportunidade de diálogo formativo e colaborativo, pela busca de sentidos e de ressignificações quanto ao ensino da dimensão da produção de textos na alfabetização, por meio de uma abordagem enunciativo-discursiva na prática, em que as crianças sejam mobilizadas e tenham chance de se enunciar no mundo. Nesse sentido, desejamos contribuir para a autonomia pedagógica de professores alfabetizadores, ao usarem criticamente o LD na alfabetização, percebendo suas ausências e cuidando do texto nas dimensões linguísticas e discursivas na modalidade escrita. Como produto educacional de nossa pesquisa apresentamos a produção de um material de apoio para futuras análises e escolhas do LD de Língua Portuguesa no âmbito do PNLD. A pandemia atravessa a vida da nossa pesquisa e amplia as lentes das compreensões, porém o trabalho não se restringe a esse período.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910