Didática em Cursos de Licenciatura: Concepções de Docentes e Perspectivas na Formação de Professores

Nome: LUANA BASTOS DO NASCIMENTO ROSA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 03/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador
LENILDA RÊGO ALBUQUERQUE DE FARIA Examinador Externo
RENATA DUARTE SIMOES Examinador Interno

Resumo: Este estudo analisa questões relacionadas com a disciplina Didática, no contexto de cursos de licenciatura, colocando em discussão a centralidade que essa área de conhecimento assume no processo de formação dos professores, com base na perspectiva crítica, problematizando as concepções de docentes sobre a Didática no ensino superior. Como problemática, busca responder as seguintes questões: quais papeis a Didática assume no processo de formação de professores, conforme os debates contemporâneos dessa área no Brasil? Que concepções os docentes que atuam com essa disciplina em cursos de licenciaturas possuem quanto à contribuição da Didática na formação de futuros professores? O referencial teórico assumido nesta pesquisa fundamenta-se na discussão de estudos recentes no campo da Didática Crítica, referendando produções publicadas sobre o tema nos últimos anos, considerando questões associadas à Didática na formação do futuro professor e em pesquisas da educação superior. Como principais referências, a pesquisa dialoga com: Almeida (2019), Candau (1997, 2020), Faria (2011, 2014, 2018, 2020, 2021),
Franco (2013, 2014, 2019), Marin (2005, 2012, 2020), Pimenta (2012, 2018, 2019,
2020), Pimenta e Anastasiou (2014), Pontes (2020), Saviani (1991), Veiga (1991, 2004) e Veiga e Silva (2021). A metodologia adotada refere-se a uma pesquisa de caráter qualitativo que recorre a análises de fontes bibliográficas e à aplicação de questionário on-line, estruturado com questões abertas, a dez docentes que atuam ou já atuaram com a disciplina Didática em cursos de licenciatura na Universidade Federal do Espírito Santo. Como resultados, identifica, no que tange à discussão dos estudos da Didática, dois fatores que merecem destaque: a) a desvalorização da disciplina como componente curricular nos cursos acarreta a ausência dos conhecimentos próprios da Didática, fragilizando a formação inicial, não permitindo que essa disciplina colabore de forma adequada na formação pedagógica dos futuros professores; b) a dificuldade de articulação da área com os conteúdos ocorre devido ao distanciamento do saber por parte dos docentes em relação ao objeto epistemológico da Didática, refletindo na falta de preparo dos professores que ministram os conteúdos. Com relação aos dados da pesquisa de campo identificou- se as seguintes categorias de discussão: Didática e práxis; Didática e diálogo; Didática e “quefazer”; Elementos estruturantes da Didática; O professor como pesquisador; e Os conhecimentos e saberes docentes. Destaca-se que a Didática é entendida como a área do conhecimento que é central na formação do professor, visto que os participantes identificam que a disciplina está comprometida com a formação dos professores, pois colabora para a realização de diálogos formativos, para a reflexão sobre a práxis docente e para pensar criticamente os elementos que estruturam o processo de ensino-aprendizagem. Os participantes ressaltam a contribuição da Didática crítica ao promover possibilidades para o/a professor(a) que ministra a disciplina Didática e também para que o estudante reflita sobre o “quefazer” no contexto da educação escolar, considerando que a disciplina propicia aprendizagens ao licenciando sobre a docência, conhecimentos e saberes para atuar na educação básica, problematizar e estudar os cenários e processos educacionais por meio da concepção de professor pesquisador.

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