Trajetória dos Alunos com Deficiência Visual Graduados Antes da Política de Ações Afirmativas na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes Campus Goiabeiras de 1970 até 2016

Nome: ARNEIDA COUTINHO CARVALHO BONIATTI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 19/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Orientador
ELISABETH ROSSETTO Examinador Externo

Resumo: O objetivo central desse estudo foi acompanhar a trajetória dos alunos com deficiência visual graduados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) antes das Políticas de Ações Afirmativas (de 1970 até 2016). Para tanto, buscou- se compreender as singularidades da trajetória de vida e o acesso universitário de cada um desses discentes, pessoas cegas e com baixa visão, que frequentaram o ensino superior nessa instituição de ensino. A pesquisa propôs identificar as características e suas especificidades em um contexto educacional e acadêmico, tomando como universo de referência a Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Goiabeiras. O estudo foi embasado no referencial teórico da abordagem histórico-cultural de Lev S. Vigotski e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa, utilizando o método narrativo de história oral. Para compor toda a narrativa, foram entrevistados sete graduados que frequentaram a Ufes nesse período. A partir desses relatos, foram construídos eixos para orientar as análises seguindo as etapas do processo de conteúdo referidaspor Bardin (2011). No momento das análises das entrevistas foram consideradas a amplitude de diversos aspectos da vida universitária de cada um deles, enfatizando olhares de maneira individual e singular, mas não perdendo de vista a complexidade e os entrelaçamentos que imergiram em decorrência de vários aspectos que fizeram parte da trajetória de vida de cada um desses discentes. A análise do material textual demonstrou que o ingresso e a permanência no Ensino Superior foram marcados por dificuldades relacionadas às barreiras físicas, à disponibilidade e ao acesso a recursos materiais, didáticos, pedagógicos e tecnológicos, bem como, às barreiras atitudinais que, muitas vezes, interferiram no desempenho acadêmico desses graduados com deficiência visual. Como proposta de finalização dessa pesquisa, apresenta se como resultado um produto educacional, sendo a criação de um “Guia Informativo, visando orientar graduandos, professores, funcionários e interessados sobre as informações a respeito do acesso aos espaços pedagógicos físicos e virtuais da universidade, facilitando assim a melhor usabilidade e autonomia desses discentes. A pessoa com deficiência visual consegue avançar na escolarização chegando ao ensino superior, conforme lhe seja proporcionada oportunidade para desenvolvimento e recursos adequados, oportunizando assim melhor acesso ao processo de aprendizagem. Desse modo, o acesso e permanência de alunos com deficiência na universidade, em processo de construção na Ufes, requer envolvimento e participação de toda a comunidade acadêmica e de políticas públicas de investimento, para que de fato se concretizem.

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