Ensinaraprender Geografia com Aporte em Gêneros Textuais: Saberes e Fazeres Docentes
Nome: IGOR BARBOSA PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/06/2022
Banca:
Nome | Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Examinador Interno |
JOSÉ AMÉRICO CARARO | Examinador Externo |
REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Examinador Interno |
SONIA MARIA DOS SANTOS | Examinador Externo |
VILMAR JOSÉ BORGES | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o Ensino de Geografia e os Gêneros Textuais, pressupondo que esse diálogo é fundamental para reforçar, problematizar e consolidar o aprendizado em sala de aula. Para tanto, o estudo se apoia na metodologia da História oral temática (BOM MEIHY, 1996), buscando narrativas de professores de Geografia que atuem nos diferentes níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior), em instituições da Grande Vitória (ES). No intuito de estabelecer um estado do conhecimento (BORGES NETO, 2021),
coletamos várias produções acadêmicas sobre essa temática no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nos anais do XIII e no XIV Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). Nesse sentido,
estabelecemos diálogos com as práticas narradas pelas professoras parceiros entrevistadas. Pessoa (2007), Olanda e Almeida (2008) nos ajudaram a contextualizar historicamente o ensino de Geografia e a sua consolidação nas escolas, cujas aproximações com os diferentes gêneros
textuais são entendidas à luz de Bakhtin (2006). Os achados de nossa pesquisa comungam com Massiel (2015), Assis (2017), Oliveira (2016) e Paula (2018), explicitando e ratificando as reflexões acerca dos gêneros textuais e sobre a sua potencialidade no ensino de Geografia. Tais
percepções são fortalecidas pelas narrativas orais de nossas entrevistadas e evidenciam que estabelecer diálogos entre a Geografia e os gêneros textuais é essencial no processo de ensino-
aprendizagem nas escolas.