Um Estudo Fenomenológico Descritivo Sobre
um Círculo da Paz Com Professores de uma Rede Pública

Nome: TEREZA CRISTINA LOPES DUARTE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VITOR GOMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
MARISTELA BARENCO CORRÊA DE MELLO Examinador Externo
VITOR GOMES Orientador

Resumo: Trata-se de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação que possui, entre seus objetivos, promover um encontro de círculo da paz com professores/as, bem como disponibilizar, pela via de um círculo da paz, espaço-tempo de autocuidado e cuidado coletivo a profissionais da educação. Em termos metodológicos, se refere a uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico descritivo, que utiliza, como instrumentos para descrição do fenômeno — o círculo da paz —, diário de campo, gravador e Versão de Sentido. Como fundamentação teórica, aplica os conceitos de senso de comunidade(de Bell Hooks), a perspectiva de cuidado de si (de Michel Foucault) e a escuta empática (de Carl Rogers). Entre seus resultados, apresenta que, na vivência desse círculo da paz, presenciaram-se diversos momentos que ofertaram sentidos/sentidos de grande significado. Houve momentos em que alguns dos participantes se emocionaram e foram acolhidos respeitosa e espontaneamente pelas pessoas do círculo com silêncio, oferta de água e abraços. E assim, foi notável observar o senso de coletividade espontâneo, bem como o amor à profissão, expresso por cada pessoa do círculo (cada um à sua maneira). Em suas considerações finais, o texto expressa que colaborar na construção de uma Cultura de Paz, entre outras questões, é estar disposto a sair da zona de conforto, experimentar o ponto de vista de outra pessoa, é ter uma atitude ética com a vida e tornar consciente nossa atuação e nossa corresponsabilidade na cocriação e manutenção dos sistemas sociopolíticos. Após a finalização da dissertação, realizamos como produto de nossa pesquisa entrevista(s) com dois professores acerca da Educação e/ou Cultura de Paz, com duração média em torno de 20 minutos. Ambos trazem contribuições que acreditamos serem relevantes na promoção da Cultura de Paz e Educação para a Paz, que são o aspecto da decolonialidade e o pensamento de Paulo Freire.

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