Educação de Jovens e Adultos e Educação
especial em uma Perspectiva Inclusiva: a Formação Continuada de Professores

Nome: ROMEU BARBOSA PACHA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
ALLAN ROCHA DAMASCENO Examinador Externo
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Resumo: Ancorada na trajetória acadêmica e profissional, bem como no interesse de ampliar as discussões acerca do tema, a pesquisa teve como lócus central a formação continuada de professores, com o objetivo caracterizar esse processo no que se refere à interface entre as modalidades de ensino Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva inclusiva, com base nas experiências de um grupo de professores que atuam em uma escola no município da Serra/ES. A pesquisa intentou também apresentar a política educacional da rede municipal da Serra/ES voltada para Educação de Jovens e Adultos e para Educação Especial; conhecer as demandas de formação continuada de professores na escola investigada; discutir o processo de formação continuada, tendo em vista as concepções dos professores sobre as modalidades de ensino; por fim, constituir uma proposta de formação continuada tendo em vista a Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva inclusiva. O caminho metodológico percorrido ocorreu a partir da pesquisa qualitativa através do estudo de caso. Para a produção de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, com um total de 7 professores. As discussões se enriqueceram com base nos estudos de António Nóvoa, cujas teorizações sobre a “metamorfose” da escola e a busca por uma nova institucionalidade docente possibilitaram a reflexão e o diálogo com os resultados produzidos. Diante dos dados analisados, elaborou-se, como produto educacional, uma proposta de formação continuada com objetivo de (re) significar a atualização de professores que atuam em sala comum na EJA, viabilizando temas que discutem sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva.

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