Formação Continuada de Professores e A
inclusão de Alunos Com Deficiência Intelectual nos Anos Finais do Ensino
fundamental
Nome: ANA LUCIA SODRE DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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ANDRESSA MAFEZONI CAETANO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA MAFEZONI CAETANO | Orientador |
ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI | Examinador Externo |
VITOR GOMES | Examinador Interno |
Resumo: A formação continuada de professores e a inclusão de alunos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental são requisitos inter-relacionados para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais na perspectiva adotada na pesquisa. Por meio de um estudo de caso, tendo como foco a análise de um curso realizado com os profissionais da educação da rede de ensino de Vitória, denominado Práticas pedagógicas inclusivas: desafios e perspectivas, desenvolvido durante os anos de 2016 a 2018, refletiu-se sobre tal articulação. Para a produção de dados, utilizaram-se questionário e entrevista semiestruturada com treze educadores da rede municipal de ensino de Vitória/ES, sendo sete profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação e seis docentes que lidam nos anos finais do ensino fundamental, participantes do curso analisado. A perspectiva histórico-cultural constituiu a base teórica e metodológica, considerando os estudos de Lev S. Vigotski e seu conceito de mediação. António Nóvoa também foi diretriz nas discussões sobre a importância da formação continuada de professores. Desse diálogo, surgiram seis categorias para reflexão. Os resultados apontam que existem desafios a serem superados na formação continuada para a consolidação de práticas pedagógicas inclusivas. Um dos desafios suscitados é a proposta formativa, que ainda precisa contemplar todos os profissionais da rede de ensino, restrita, na maioria das vezes, aos professores especializados. Por fim, constatamos que a formação continuada de professores pode favorecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas que facilitem o processo de ensino e consequentemente de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Em torno dessas conclusões, elaborou-se, como produto educacional, um videocast/podcast que apresenta reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola comum.