Práticas Pedagógicas Antirracistas na Educação Infantil: Uma Experiência Em Serra/ES

Nome: EDNALVA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLEYDE RODRIGUES AMORIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEYDE RODRIGUES AMORIM Orientador
LUCIMAR ROSA DIAS Examinador Externo
PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE Examinador Interno

Resumo: O presente estudo teve como objetivo promover a discussão e o enfrentamento ao racismo entre crianças por meio da promoção de práticas pedagógicas. O desenvolvimento da pesquisa partiu do diálogo com as crianças e da interação, com o auxílio dos brinquedos, das brincadeiras e das contações de histórias com as literaturas africana e afro-brasileira e com autonomia para conversar, questionar, reconhecer, trocar saberes e experiências sobre os aspectos raciais. Nesse contexto, foram revisados teóricos/as e pesquisadores/as que tratam de assuntos relacionados à temática, tais como: Eliane dos Santos Cavalleiro (2000, 2001), Nilma Lino Gomes (2002, 2003, 2007, 2009, 2016, 2017, 2019) e Kabengele Munanga (2005, 2016, 2020) sobre a Educação da Relações Étnico-Raciais; Stuart Hall (2014, 2016) sobre Identidades e Representação Social; Manuel Jacinto Sarmento (2005, 2007), Lucimar Rosa Dias (2017, 2021), Anete Abramowicz e Fabiana de Oliveira (2012) sobre Estudos das Infâncias; Paulo Freire, a partir de uma educação libertadora e dialógica (1987, 1992, 2014). Nesse sentido, adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo, a qual, na perspectiva da pesquisa-ação, propiciou um engajamento da professora-pesquisadora na elaboração das propostas antirracistas em parceria com as crianças. Para os registros dos dados coletados, foram utilizados caderno de campo, filmagens e fotografias. As investigações aconteceram sobre os espaços físicos da instituição, os documentos que regem a organização da instituição e os recursos pedagógicos que compõem a instituição na perspectiva da diversidade étnico-racial, bem como interações lúdicas, de modo a escutar o que as crianças tinham a dizer sobre as questões raciais. O lócus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) situado no município da Serra, no Estado do Espírito Santo. Partindo da reflexão de que uma parcela das crianças que frequentam a instituição de educação infantil são negras, ressalta-se a importância de propostas pedagógicas que valorizem sua estética, pois os artefatos culturais apresentados a elas nessa faixa etária podem comprometer o seu desenvolvimento psicológico e social. O contato das crianças com os materiais lúdicos proporcionou momentos de alegria e pertencimento racial. Nessa faixa etária, elas demonstram ter concepção de identificação de sua cor ao afirmarem ser pretas, negras ou brancas no decorrer das atividades. A pesquisa contribuiu para minha formação profissional e subjetiva enquanto professora e mulher negra, inspirando a continuidade da pesquisa da temática Educação para Relações Étnico-raciais na área da educação. Ressalto que a questão racial requer outras perspectivas de educação que envolvam toda a comunidade escolar, inclusive professores/as negras/os e brancas/os, na luta contra o racismo.

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