Implementação do Sistema de Gestão escolar (sge) nas Práticas Organizativas das Escolas da Rede Municipal De ensino de Vila Velha/es
Nome: MIRIENE MANZOLI ROGGE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/07/2022
Orientador:
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Papel |
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EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Examinador Interno |
ALEXSANDRA DOS SANTOS OLIVEIRA | Examinador Externo |
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Orientador |
RAISA MARIA DE ARRUDA MARTINS | Examinador Externo |
RODRIGO DA SILVA PEREIRA | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de implementação do Sistema de Gestão Escolar (SGE) na rede municipal de ensino de Vila Velha/ES e analisar a avaliação dos profissionais das unidades de ensino acerca da referida política na realização do trabalho administrativo e pedagógico das escolas. O SGE foi idealizado e desenvolvido na esfera pública municipal, de forma democrática, com a
participação da comundade escolar com um olhar pedagógico e administrativo que pudessem atender às demandas e necessidades do município. Isso sem a participação, contratação ou compra de serviço ou consultoria privada. Compreende o SGE como um sistema de computador que possibilita a integração dos dados e dispõe as informações em um único ambiente, tornando-as mais acessíveis à comunidade escolar. A pesquisa é desenvolvida em cinco unidades de Ensino Fundamental do Sistema de Ensino de Vila Velha/ES, uma de cada região administrativa do município, e adota como participantes técnicos da secretaria
municipal de educação, programadora do sistema, gestores, pedagogos,
coordenadores, professores. Busca interlocuções teóricas com o conceito de administração e de gestão escolar em Paro, Sander e Libâneo, além das discussões sobre as tecnologias, a internet e suas inserções no campo da educação em Castells e Lévy. Metodologicamente, baseia-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do estudo de caso e adota como procedimentos: a) solicitação aos órgãos competentes para a realização da pesquisa; b) consulta documental; c) realização de entrevistas; d) aplicação de questionários. A partir das entrevistas e questionários, organizamos
as respostas por eixos: a) importância atribuída à utilização de novas tecnologias na educação; b) facilitação ou não do SGE na execução do trabalho escolar; c) otimização do tempo; d) disponibilidade de internet para utilização do sistema; e) computadores nas escolas; f) pauta física e pauta eletrônica. Como resultados, percebe-se que a implementação da política do SGE se inicia na rede municipal de Vitória/ES e se expande para o sistema municipal de educação de Vila Velha/ES por
meio de uma parceria. Além disso, o SGE trouxe maior dinamicidade e transparência para as práticas organizativas das escolas e da rede de ensino de Vila Velha/ES, demandando ainda investimentos na formação dos professores e disponibilidade de recursos tecnológicos e internet para melhor utilização do sistema no trabalho
administrativo e pedagógico das escolas.