A Participação Estudantil no Conselho De
escola em Três Unidades de Ensino de Vitória-es: o Que Dizem Os Estudantes

Nome: BETÂNIA BIANCARDI DE CARVALHO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSEMEIRE DOS SANTOS BRITO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON MACIEL PEIXOTO Examinador Externo
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Interno
ROSEMEIRE DOS SANTOS BRITO Orientador

Resumo: Este estudo trata da participação do segmento alunos no Conselho de Escola das unidades de ensino fundamental. Entendemos que o fortalecimento da representação estudantil no colegiado oportuniza o envolvimento e tem importante papel na formação para a cidadania. Partimos da ideia de que o fortalecimento da participação dos estudantes nesse espaço consultivo e deliberativo constitui-se em ações que fomentam a existência de relações democráticas na escola. Nesse sentido, o objetivo central é investigar como se dá a participação dos alunos, como membros titulares, nos conselhos de três escolas no município de Vitória/ES. Fundamenta-se a pesquisa em teóricos que abordam em seus estudos a gestão democrática, a participação e os conselhos escolares, ressaltando-se contribuições de Paro (2002; 2004; 2012; 2018),
Lück (2013), Cury (2002), Chauí (2018; 2020), Freire (1997, 2001, 2015), Bobbio
(1988; 1989), bem como o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (BRASIL, 2004; 2006; 2008). Com base na abordagem qualitativa, a coleta de dados foi desenvolvida por meio de grupos focais com estudantes e entrevistas semiestruturadas junto aos diretores e alunos, por meio de videoconferências e encontros presenciais. Analisamos a percepção de alunos e diretores quanto aos desafios e possibilidades de participação ativa de estudantes no Conselho de Escola. No delinear da pesquisa, evidencia-se que há fragilidades quanto à participação, contudo, os estudantes veem como positiva a representação nos espaços de diálogo, planejamento, acompanhamento, decisão e avaliação, trazem em seus relatos expectativas quanto à atuação no colegiado. Elabora-se como produto educacional o Guia do Estudante Conselheiro de Escola

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