CONTRIBUIÇÕES de um Curso de Formação, na Perspectiva do Ensino Por Investigação, para (re)significação Da prática de Professores de Ciências das Séries Finais do Ensino Fundamental do Município da Serra/es

Nome: LIDIANE DOS SANTOS SCARABELLI RIBEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE FERREIRA DE SÁ Examinador Externo
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Orientador
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Examinador Interno

Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender as contribuições de um curso de formação, na perspectiva do ensino por investigação, para a (re)significação da prática de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental do município da Serra/ES. A pesquisa foi realizada com 18 professores que participaram de um curso de formação sobre o Ensino por Investigação, realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Educação Municipal da Serra/ES e o Laboratório de Educação em Ciências (LABEC) da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de relatos de experiência produzidos no contexto do curso de formação e por meio de um questionário online aplicado posteriormente a professores participantes do curso. Na análise dos dados, contamos com a lente da teoria da atividade, que possibilitou uma maior compreensão do fenômeno em estudo. Nos resultados, identificamos que a (re)significação da prática dos professores foi desafiada por tensões e contradições, algumas delas relacionadas a dificuldades na compreensão da abordagem investigativa, enquanto outras, a condições de trabalho dos professores. Alguns docentes passaram a desenvolver, nas aulas de Ciências, práticas próximas à teoria que foi estudada no curso. Outros docentes, mesmo não tendo desenvolvido atividades investigativas em suas aulas, foram influenciados pelo curso em relação à necessidade de repensar a organização das aulas, de modo a possibilitar uma participação mais ativa dos estudantes. A partir dos resultados e reflexões proporcionados por este estudo, identificamos alguns elementos importantes a serem considerados em propostas de formação sobre o ensino por investigação: contribuir com a reflexão sobre os motivos pelos quais os docentes realizam a atividade de ensino; identificar as concepções dos professores sobre ciência; dialogar sobre práticas e normas da cultura científica; discutir sobre as condições vivenciadas pelos professores em seu trabalho e estudar os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação, dedicando mais tempo à etapa de problematização.

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