Segurança Alimentar e Nutricional No
ensino de Ciências: uma Discussão na Perspectiva da Alfabetização
científica
Nome: ELAÍNE MARIA SONEGHETTI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Orientador |
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA | Examinador Externo |
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA | Examinador Interno |
Resumo: O objetivo central da pesquisa é descrever o desenvolvimento de uma sequência de atividades didáticas realizadas junto a um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Serra/ES sobre a temática Segurança Alimentar e Nutricional, na disciplina de Ciências, buscando indícios de alfabetização científica. A pesquisa de caráter qualitativo e colaborativo envolveu uma professora e seus alunos do 8º de uma escola Pública Municipal da Serra, ES. Os instrumentos de coletas de dados utilizados ao longo do estudo foram questionários, diário de bordo e uma redação elaborada pelos estudantes. Para análise de dados optou-se pela análise de conteúdo com delimitação de categorias de análise a priori baseadas nos eixos de alfabetização científica propostos por Sasseron e Carvalho. Concluímos que, a partir do desenvolvimento de atividades sobre Segurança Alimentar e Nutricional podemos iniciar um processo de Alfabetização Científica possibilitando ao estudante realizar uma leitura de mundo crítica de si, dos outros e da sociedade e compreender fenômenos que o rodeia promovendo o pensamento crítico dos alunos e os ajudando a tomar decisões frente aos problemas da sociedade.