História Local na Construção das Identidades Vendanovenses: Desafios e Possibilidades

Nome: RAYANE MARA CASSARO DE CARVALHO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/08/2022
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
REGINA CELI FRECHIANI BITTE Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
SONIA MARIA DOS SANTOS Examinador Externo
VILMAR JOSÉ BORGES Examinador Externo
MIRIÃ LÚCIA LUIZ Examinador Externo
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
REGINA CELI FRECHIANI BITTE Orientador

Resumo: O trabalho é um estudo voltado para o ensino de História com abordagem teórica na Nova História (BURKE, 1992). Objetiva analisar como os professores de História do ensino médio têm abordado a História Local de Venda Nova do Imigrante/ES, buscando pistas e sinais de outras culturas para além da imigração italiana que impactaram/impactam na formação cultural e identidades vendanovenses. O desenvolvimento da pesquisa buscou mapear as experiências dos docentes que atuam em Venda Nova do Imigrante, em quatro escolas que ofertam ensino médio, apoiando-se na metodologia de História Oral Temática (MEIHY, 1996, 2002, 2019); (DELGADO, 2006). O percurso aponta que trabalhar a História Local tem sido um desafio para os professores. Em suas narrativas, apontam desafios e possibilidades em trabalhar a História Local, principalmente quando se quer abordar as identidades, denunciando que os registros históricos privilegiam a cultura italiana em detrimento, da cultura negra, indígena e de outros migrantes. O trabalho abordou a história da História Local (GONÇALVES, 2007); (SCHMIDT, 2004, 2007), seus conceitos e seu espaço na sala de aula, para compreender como pode ser a mola propulsora no processo de ensino-aprendizagem na valorização das identidades (RUSEN, 2001) culturais vendanovenses.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910