Inventividades Curriculares de Professores em Tempos de Pandemia: Usos das Tecnologias e a Formação Docente no Ensino Remoto e no Ensino Híbrido

Nome: DELUZIA DALEPRANE QUEIROZ PÉRES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELLE PIONTKOVSKY Examinador Externo
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Orientador
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Interno

Resumo: O presente estudo evidencia as inventividades curriculares produzidas pelos professores no ano de 2020 com o ensino remoto emergencial e, 2021, com o ensino híbrido em virtude do retorno às aulas presenciais em um contexto de revezamento na Prefeitura Municipal de Vitória/ES. Ambas as estratégias foram adotadas devido à pandemia de Covid-19 causada pelo Coronavírus e a necessidade de isolamento/distanciamento social. Traz como campo problemático: como a produção de currículos inventivos pelos professores de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES durante a pandemia, em um contexto de Ensino Remoto e Ensino Híbrido, potencializa outros modos de pensarfazer a formação docente? Utiliza como aporte teórico as contribuições dos estudos de Certeau (2014), Deleuze e Guattari (2011), Dias (2008) e Kastrup (2008), entre outros, por compreender que esses autores abordam, em seus estudos, conceitos que vêm ao encontro das intenções propostas nesta pesquisa. Metodologicamente utiliza a cartografia como pesquisa-intervenção e adota as redes de conversações e as imagensnarrativas na produção dos dados. Produz um Plano de Afetos Formativo com a docência como um dos produtos educacionais elaborados na pesquisa. Potencializa outros modos de pensarfazer a formação docente em uma perspectiva inventiva que gere problematizações constantes. Organiza um e-book com as inventividades curriculares produzidas pelos praticantes como segundo produto educacional. Afirma que os professores, a partir de suas burlas e linhas de fuga, produzem inventividades curriculares no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AprendeVix. Concebe os AVAs como territórios de múltiplas entradas e saídas (MOREIRA, 2020), onde os currículos foram tomando novos significados, passando de engessamento de conteúdos sequenciais para atividades inventivas. Busca problematizar os usos dos equipamentos tecnológicos no período de ensino remoto e híbrido como artefatos culturais tecnológicos (CERTEAU, 2014) evidenciando suas contribuições com a produção de inventividades nos AVAs. Evidencia que, a partir da pandemia de Covid-19, que forçou o pensamento dos professores a produzir inventividades a partir de movimentos táticos, as formações docentes também podem ser inventivas e possibilitar aprendizagem em um movimento cíclico de problematizações.

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