O Professor da Escola Campo e o Estágio Curricular Supervisionado: Perspectivas na Formação do Futuro Professor

Nome: ANDRÉA MAXILANE SCHNEIDER KRUGER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI Examinador Externo
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador
REGINA CELI FRECHIANI BITTE Examinador Interno

Resumo: Compreende o papel e a contribuição do professor da escola campo de estágio, que atua como supervisor em processos formativos no contexto do Estágio Curricular Supervisionado obrigatório, em escolas públicas; pesquisa produções científicas da área da Educação sobre possibilidades e a colaboração do professor da escola campo do estágio curricular supervisionado; identifica a concepção dos professores supervisores de estágio em relação ao seu papel e às perspectivas na formação dos futuros professores e busca produzir um blog formativo, focalizando contribuições para processos de estágios curriculares para licenciandos. Os participantes da pesquisa são professores da Rede Municipal de Ensino de São Gabriel da Palha, Espírito Santo, que atuam ou já atuaram como supervisores dos estagiários dos cursos de licenciaturas em escolas de Ensino Fundamental. Adota a abordagem qualitativa, com o uso dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e utiliza o questionário e a entrevista semiestrurada, aplicados em formato on-line. Para a interpretação dos dados, recorre à técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Situa como aporte teórico o diálogo, principalmente, com os estudos de Pimenta e Lima (2018), Pimenta (2012) e Nóvoa (2012; 2019). As análises da pesquisa de campo foram organizadas em três eixos: as concepções desses participantes sobre o estágio e o seu papel de supervisor, para os processos formativos do futuro professor; as dificuldades e os cenários para atuar na supervisão de estágio e a sua articulação com a instituição de Ensino Superior, e; as possibilidades e contribuição do professor da escola campo no estágio curricular supervisionado para futuros professores. Os resultados apontam que, ainda, prevalece nas escolas campo do estágio uma concepção de estágio de aprendizagem por imitação de modelos e técnicas com base no entendimento dicotômico em relação à teoria e prática, não sendo exploradas pelos participantes as perspectivas de estágio com pesquisa e de aproximação da realidade profissional em que o futuro professor atuará. Apresentam, ainda, como dificuldades neste contexto a indisciplina escolar, o tempo insuficiente para as ações supervisivas. Constata-se com este estudo que o não reconhecimento da participação institucionalizada desse professor supervisor de estágio, fragiliza a formação no conhecimento profissional dos futuros professores no contexto do estágio curricular supervisionado. Diante dessa demanda que exige uma atuação de parcerias e trocas, esta investigação apresenta também um blog como produto, que servirá de suporte, interação, compartilhamento de saberes e de conhecimentos nessa área, produzindo possibilidades de contribuição para os processos de ensino pesquisa e extensão em relação a ações formativas e colaborativas do professor da escola campo do estágio para a formação de futuros professores.

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