Dos Encantos às Problemáticas Ecológicas
de Guarapari: Reflexões e Saberes nos Cotidianos Escolares a Partir De
‘imagensnarrativas’

Nome: OLGA RODRIGUES VICENTE FERNANDES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SOLER GONZALEZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Examinador Interno
SHAULA MAIRA VICENTINI DE SAMPAIO Examinador Externo
SOLER GONZALEZ Orientador

Resumo: Esta dissertação tem como temática as práticas pedagógicas e os projetos de educação ambiental no município de Guarapari. Pretende-se analisar de que modo as imagens em relação a cidade de Guarapari atravessam essas práticas, projetos e os cotidianos escolares. Tal projeto de pesquisa justifica-se pelo fato de que as narrativas como “cidade saúde”, “Guarapari e seus encantos”, relacionada a Guarapari, contém, em si mesmas, diversos sentidos imagéticos que variam de acordo com as áreas onde são usadas, isto é, no jornalismo, na produção científica, nas publicidades e nos cotidianos escolares. As imagens produzidas por essas narrativas, em cada uma destas esferas, nem sempre encampa toda a realidade local e acabam, desembocando nas práticas pedagógicas, que hegemonizam e constroem imagens representativas, desconsiderando temas como a falta de coleta seletiva de resíduos, questões de saneamento básico, dentre outros temas importantes para a educação ambiental. Portanto, é importante e necessário cartografar essas imagens, produzidas pela referida narrativa nas diferentes esferas em que ocorrem, para que, na educação básica, sejam possíveis algumas abordagens que permitam enxergar os temas presentes e ausentes nelas. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa e procurar soluções possíveis para as problematizações levantadas, cartografamos , segundo orienta KASTRUP (2009) as educações ambientais institucionalizadas no município, projetos e práticas pedagógicas conectados com o tema, tendo como aportes teóricos-metodológico as pesquisas com o cotidiano escolar( ALVES, 2019) as narrativas ficcionais (REIGOTA, 1999) que nos permitiram por meio de ‘imagenarrativas’ (ALVES; FERRAÇO, 2015), analisar a presença e a ausência de temas ambientais importantes para um processo educativo emancipatório(FREIRE, 1996) . Por fim, as imagens da cidade foram captadas em ambientes de vivências dos alunos, incluindo instituições, espaços públicos e áreas de convívio social, para uma análise por meio do conceito de espaçostempos (ALVES, 2010). Em relação ao produto educacional, produzimos uma sugestão de oficinas que chamamos de ‘Fotoconversas’ e outras ecologias de Guarapari, cujo objetivo é problematizar o potencial político e pedagógico das imagens para as educações ambientais.

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