ENTRE Traços e Tranças: a Trajetória da Ceafri (coordenaçao De
estudos Afro-brasileiros e Indígenas) na Construção da Política De
educação das Relações Étnico-raciais no Município de Vila Velha
Nome: ALESSANDRA FONSECA MACHADO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/01/2023
Orientador:
Nome | Papel |
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PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Examinador Interno |
IVAN ALMEIDA ROZÁRIO JÚNIOR | Examinador Externo |
PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a implementação da política pública de educação para as relações étnico-raciais. O objetivo foi identificar os caminhos trançados pela Secretaria Municipal de educação de Vila Velha (ES), trilhados a partir da institucionalização da Coordenação de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (Ceafri) na construção de uma política pública de ação afirmativa. De abordagem qualitativa, configura-se como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos mesclaram análise de documentos do acervo da Ceafri e aplicação de questionários. Os documentos analisados incluíram as legislações e publicações do município relacionados à institucionalização da Lei 10639/2003, que obriga a inclusão do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como tema transversal no currículo da Educação Básica. As ações foram analisadas levando-se em consideração as metas e eixos apresentados no documento nacional que orienta os sistemas municipais de educação na implementação da política. Constatamos ações que dialogam com esse documento, mas as disputas desiguais no espaço institucional, originadas pelo racismo estrutural, geraram irregularidades e fragmentações das ações. Isso se reflete na ausência de recursos (financeiros e humanos), na indefinição sobre a prioridade no tratamento dado à política e na falta de um programa com o qual a gestão municipal possa avaliar sua execução.