PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: RICARDO TAVARES DE MEDEIROS

Data de publicação: 07/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Resumo: O estudo busca problematizar as possibilidades e os desafios que atravessam as práticas pedagógicas mediadas por professores do ensino comum e de educação especial no tocante à escolarização de estudantes com deficiência intelectual
matriculados no 7° ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Vila Velha/ES. Elege como objetivos específicos: a) historicizar a política de educação especial em uma perspectiva inclusiva implementada pela Rede Municipal
de Educação de Vila Velha/ES, com destaque para a escolarização de estudantes com deficiência intelectual; b) analisar o processo de inclusão desses sujeitos na escola pesquisada; c) problematizar questões intrínsecas às práticas pedagógicas
constituídas entre professores do ensino comum, da educação especial e estudantes com deficiência intelectual, visando ao direito de aprender na escola comum; d) constituir, como produto educacional, um caderno reflexivo (digital e impresso) sobre as práticas pedagógicas em uma perspectiva inclusiva, tendo em vista a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental. Adota como referencial teórico os estudos de Vigotski (1991, 2019), as
contribuições de Meirieu (2002, 2005) e de autores da área da educação especial. Apoia-se em pressupostos qualitativos e no estudo de caso, recorrendo aos seguintes procedimentos: a) solicitação para a produção dos dados a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha/ES; b) observação participante; c) entrevistas semiestruturadas. Realiza-se no contexto de uma turma do 7º ano do ensino fundamental, com a matrícula de dois estudantes com deficiência intelectual, envolvendo uma professora de Língua Portuguesa, uma de Matemática, um de Ciências e outro de Geografia, além da diretora, da coordenadora, do pedagogo e da docente da educação especial. Os dados foram produzidos no segundo semestre de 2022 e registrados em diário de campo e também por meio do gravador do celular. Como resultados, o trabalho verifica que: a Rede Municipal de Vila Velha/ES vem compondo políticas de educação especial na perspectiva da inclusão escolar desde 2005; os dois estudantes participantes da pesquisa vivenciam processos de inclusão diferenciados na classe comum; a conceituação da deficiência intelectual, os modos como os planejamentos são realizados na escola, as metodologias e os recursos didáticos utilizados, as articulações entre os professores do ensino comum e de educação especial e a formação continuada em contexto implicam as práticas pedagógicas e a acessibilidade ao conhecimento pelos estudantes com deficiência intelectual na turma pesquisada.

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