INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO ENSINO COMUM

Nome: ISALEM ANGELO VIEIRA DA SILVA

Data de publicação: 04/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Presidente
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE Examinador Externo

Resumo: O estudo objetiva constituir ações colaborativas entre professores do ensino comum (com os devidos apoios daqueles que atuam na Educação Especial), visando ao fortalecimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino, localizada em Irupi/ES. Apoia-se em Boaventura de Sousa Santos (2006, 2007, 2008), teórico que traz uma abordagem sociológica para a investigação, nos conceitos de razão indolente, ecologia dos saberes e tradução. Além disso, em um referencial pedagógico, apresenta Philippe Meirieu (2002, 2005), trazendo discussões sobre momento pedagógico, obstinação didática e solicitude. Fundamenta-se também em autores da Educação Especial, com destaque para os dedicados a produzir conhecimentos sobre o trabalho colaborativo. De natureza qualitativa, assume a pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva de investigação capaz de produzir ciência na relação entre pares e na construção coletiva, participativa e colaborativa com os participantes. O estudo envolveu quatro professores da área de Linguagem e Códigos (Língua Portuguesa, Educação Física, Arte e Inglês), uma docente de Educação Especial e seis estudantes apoiados por essa modalidade de ensino. Metodologicamente, realizou-se por intermédio dos seguintes procedimentos: solicitação de dados à Secretaria de Educação e à escola para a produção dos mesmos; observação da turma do 9º ano; momentos de planejamento e de mediação das ações planejadas na classe comum, o que possibilitou o trabalho com três sequências didáticas que adotaram como temas geradores: a) o trabalho infantil; b) acordes visuais como expressão e fortalecimento identitário; c) folclore. Os dados foram produzidos de agosto a dezembro de 2022, tendo como instrumentos de registro o diário de campo, a câmera do celular e um drone. Como resultados, a investigação aponta as contribuições da colaboração entre professores do ensino comum na articulação da classe regular com os serviços de Educação Especial, no fortalecimento das ações coletivas para planejamento e mediação do trabalho pedagógico, no diálogo entre os conhecimentos curriculares e no envolvimento dos estudantes com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento no currículo escolar, sem desmerecer as especificidades de aprendizagem desses sujeitos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910