A DOCÊNCIA NO CURSO DE DIREITO: QUESTÕES PEDAGÓGICAS E O OLHAR DE ESTUDANTES SOBRE O BOM PROFESSOR

Nome: MOEMA LIMA PEREIRA MASTERS AGUIAR

Data de publicação: 04/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GILBERTO FACHETTI SILVESTRE Examinador Externo
ITAMAR MENDES DA SILVA Examinador Interno
KALLINE PEREIRA AROEIRA Presidente
OTÍLIA MARIA ALVES DA NÓBREGA ALBERTO DANTAS Examinador Externo
ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa visa a compreender como se constitui a docência no curso de Direito a
partir de estudo bibliográfico e da concepção de estudantes de uma universidade
pública federal. Fundamenta suas discussões em referencial teórico constituído por
produções que consideram discussões críticas sobre a docência e a Pedagogia no
ensino superior. O estudo é de caráter qualitativo, com utilização da pesquisa
bibliográfica para discutir estudos e pesquisas que tematizam a docência no curso de
Direito, situando as suas características, os cenários e as demandas pedagógicas.
Recorre à aplicação de questionário on-line para pesquisa de campo com os
participantes da pesquisa, alunos finalistas do curso de graduação em Direito em uma
universidade pública federal, com o intuito de identificar percepções relativas ao
docente que é reconhecido como bom professor na sua ação docente nesse contexto.
Para a interpretação dos dados, utiliza a técnica de análise de conteúdo e apresenta,
como produto educacional da investigação, um e-book sobre a docência e questões
pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem no curso de Direito. Como
principais resultados, a pesquisa aponta as seguintes considerações-sínteses: o
debate com os estudos acadêmicos sobre a docência no ensino superior realça a
complexidade e as especificidades da profissão professor no ensino superior, bem
como a necessidade de investimento das Instituições Educacionais de Ensino
Superior no estímulo e mobilização participativa dos docentes em processos
contínuos de formação pedagógica; as concepções dos discentes, participantes do
estudo, indicam que os docentes, que atuam no curso de Direito, são profissionais
que possuem vasto conhecimento jurídico, o que é fundamental para os alunos,
entretanto também é indicado por esse público que seus professores precisam de
conhecimentos na perspectiva didático-pedagógica; as análises deste estudo afirmam
as contribuições da Pedagogia e da Didática como áreas de conhecimento, que
podem subsidiar a formulação de processos formativos continuados para docentes do
ensino superior, colaborando para a formulação de possibilidades e para a superação
dos desafios e dos dilemas da docência vividos nesse contexto.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910