A DOCÊNCIA NO CURSO DE DIREITO: QUESTÕES PEDAGÓGICAS E O OLHAR DE ESTUDANTES SOBRE O BOM PROFESSOR

Nome: MOEMA LIMA PEREIRA MASTERS AGUIAR

Data de publicação: 04/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KALLINE PEREIRA AROEIRA Orientador

Resumo: Esta pesquisa visa a compreender como se constitui a docência no curso de Direito a
partir de estudo bibliográfico e da concepção de estudantes de uma universidade
pública federal. Fundamenta suas discussões em referencial teórico constituído por
produções que consideram discussões críticas sobre a docência e a Pedagogia no
ensino superior. O estudo é de caráter qualitativo, com utilização da pesquisa
bibliográfica para discutir estudos e pesquisas que tematizam a docência no curso de
Direito, situando as suas características, os cenários e as demandas pedagógicas.
Recorre à aplicação de questionário on-line para pesquisa de campo com os
participantes da pesquisa, alunos finalistas do curso de graduação em Direito em uma
universidade pública federal, com o intuito de identificar percepções relativas ao
docente que é reconhecido como bom professor na sua ação docente nesse contexto.
Para a interpretação dos dados, utiliza a técnica de análise de conteúdo e apresenta,
como produto educacional da investigação, um e-book sobre a docência e questões
pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem no curso de Direito. Como
principais resultados, a pesquisa aponta as seguintes considerações-sínteses: o
debate com os estudos acadêmicos sobre a docência no ensino superior realça a
complexidade e as especificidades da profissão professor no ensino superior, bem
como a necessidade de investimento das Instituições Educacionais de Ensino
Superior no estímulo e mobilização participativa dos docentes em processos
contínuos de formação pedagógica; as concepções dos discentes, participantes do
estudo, indicam que os docentes, que atuam no curso de Direito, são profissionais
que possuem vasto conhecimento jurídico, o que é fundamental para os alunos,
entretanto também é indicado por esse público que seus professores precisam de
conhecimentos na perspectiva didático-pedagógica; as análises deste estudo afirmam
as contribuições da Pedagogia e da Didática como áreas de conhecimento, que
podem subsidiar a formulação de processos formativos continuados para docentes do
ensino superior, colaborando para a formulação de possibilidades e para a superação
dos desafios e dos dilemas da docência vividos nesse contexto.

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