REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS SOBRE MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Nome: ANA PAULA DA SILVA RAMOS

Data de publicação: 27/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Orientador

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender, por meio da narrativa do
vivido, as aproximações entre a cultura científica e Educação Infantil no contexto de
práticas pedagógicas realizadas em um CMEI do Município de Serra/ES. Com base
em pesquisa bibliográfica em textos da ENPEC, vimos que entre 2015 e 2017,
apenas treze textos discutem sobre aprendizagens em ciências na educação infantil.
Apesar de focos diferentes, os textos apontam desafios semelhantes e reforçam que
práticas pedagógicas em uma perspectiva investigativa contribui para a aproximação
entre a cultura científica e as culturas da infância. Neste sentido, em uma
abordagem qualitativa, realizamos a identificação e a descrição das práticas
pedagógicas planejadas e executadas por mim, como professora regente, que
evidenciaram elementos da cultura científica na educação infantil. Os dados foram
construídos com base nas vivências e compartilhados por meio de narrativas do
vivido, em que as reflexões e produção de conhecimento se dão no processo de ser,
na relação com o outro, com a escola. Esse modelo de pesquisa tem maior
aproximação com a realidade diversa do cotidiano escolar. Os dados extraídos com
base nas construções dos planejamentos, nos diálogos narrados com as crianças,
registro fotográficos e acompanhamento das propostas pedagógicas, foram
discutidos em uma configuração de análise descritiva por categorização. Assim, foi
possível observar que a abordagem investigativa (LIMA, SANTOS, 2018;
SASSERON, 2011, 2015) esteve presente com a introdução de diversos elementos
da cultura científica em articulação com elementos presentes nas culturas da
infância, possibilitando vivências, diálogos e experiências significativas com crianças
de três a quatro anos.

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