CINECONVERSAS E IMAGENSNARRATIVAS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS COTIDIANOS ESCOLARES DE VILA VELHA, ES
Nome: GABRIEL LECOQUE FRANCISCO
Data de publicação: 04/07/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Examinador Interno |
SOLER GONZALEZ | Presidente |
RODRIGO BARCHI | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação busca problematizar, nos cotidianos escolares, práticas pedagógicas de Educação Ambiental com o ensino de Geografia em diálogo com as perspectivas ecologistas de Educação e com a educação para as relações étnico-raciais. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes de duas unidades municipais de ensino, bem como suas famílias e educadores destas unidades. O objetivo geral consiste em realizar nos cotidianos escolares práticas pedagógicas de Educação Ambiental no ensino de Geografia que dialoguem com a perspectiva ecologista de Educação e discutam as problemáticas ambientais locais com oficinas de cineconversas e de imagensnarrativas. Os objetivos específicos consistem em fomentar, nos cotidianos escolares, práticas pedagógicas de Educação Ambiental no ensino de Geografia voltadas para a criação e cocriação de imagensnarrativas que abordem as problemáticas e potencialidades ecológicas locais; realizar oficinas de cineconversas nos cotidianos escolares para dialogarmos acerca das problemáticas ecológicas cotidianas e comunitárias, e elaborar um produto educacional que apresente a potencialidade das cineconversas nos cotidianos escolares e em práticas pedagógicas de educação ambiental no ensino de Geografia, comprometidas com as problemáticas ambientais locais. As abordagens teóricas desta dissertação dialogam com as pesquisas com os cotidianos escolares, de Nilda Alves, com a concepção freiriana de Educação, com a perspectiva ecologista de educação ambiental a partir dos estudos de Marcos Reigota, com as pesquisas narrativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas; e com o estudo recente acerca da ecologia decolonial, do pesquisador martinicano, Malcom Ferdinand. As abordagens metodológicas e os procedimentos metodológicos consistem nos usos das imagensnarrativas e das oficinas de cineconversas, aulas dialogadas, consulta a fontes documentais, fotografias e diário de campo, para dialogarmos acerca das problemáticas ecológicas cotidianas e comunitárias. O produto educacional apresenta a potencialidade das cineconversas nos cotidianos escolares e em práticas pedagógicas de educação ambiental no ensino de Geografia comprometidas com as problemáticas ambientais locais.